Título: PENA DE MORTE POR ATENTADO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/04/2006, O Mundo, p. 21

ONU anuncia condenação de responsável por ataque em que morreu Vieira de Mello

GENEBRA

Um tribunal no Iraque condenou à morte um iraquiano supostamente ligado à rede terrorista al-Qaeda e considerado o responsável pelo violento atentado à sede da ONU em Bagdá no qual morreram 22 pessoas ¿ entre elas o brasileiro Sergio Vieira de Mello, alto comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas e chefe da missão da ONU no Iraque. A sentença foi divulgada ontem em Genebra por Gianni Magazzeni, chefe do escritório de direitos humanos da ONU em Bagdá. Ele não informou, porém, o nome do condenado, nem quando ele foi detido.

¿ Condenaram e sentenciaram à morte a pessoa que foi considerada responsável pelo atentado em 19 de agosto de 2003 em que Sergio Vieira de Mello e outros colegas da ONU foram mortos ¿ afirmou Magazzeni.

O dirigente da ONU acrescentou:

¿ Esse indivíduo, que supostamente é um membro da rede al-Qaeda vindo de Mossul, um cidadão iraquiano, está apelando da sentença de morte.

Magazzeni afirmou ter sido informado da condenação pelo tribunal penal central do Iraque.

¿ Aparentemente o homem confessou (ter participado do atentado contra a ONU). Ele vai entrar com um processo de apelação que vai durar 30 dias e isto chegará logo a um fim ¿ disse.

Iraquiano foi pago pelo atentado à ONU

Segundo Magazzeni, o iraquiano condenado admitiu ter sido pago para organizar o atentado e presumivelmente mantinha vínculos com o jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, considerado o líder da al-Qaeda no Iraque.

Em dezembro do ano passado, as forças americanas divulgaram uma ordem para prender o mulá Halgurd al-Khabir, identificando-o como o principal suspeito do ataque à sede da ONU. Não se sabe, porém, se ele chegou a ser preso e se é o homem cuja condenação foi anunciada ontem. A ordem de prisão dizia que Khabir era líder em Bagdá do Exército de Ansal al-Sunna, um dos principais grupos rebeldes no Iraque. Dizia ainda que Khabir tinha históricas ligações com Zarqawi.

Ocorrido quatro meses depois de as forças anglo-americanas invadirem o Iraque, o atentado em que um caminhão-bomba foi lançado contra a sede da ONU chocou a comunidade internacional. Vieira de Mello era uma das figuras de maior destaque nas Nações Unidas. Depois de sua morte, a ONU retirou temporariamente seu pessoal do Iraque. No primeiro aniversário do atentado, o secretário-geral da organização, Kofi Annan, fez uma homenagem emocionada às vítimas do atentado e pediu punição para o ¿assassino de sangue frio¿ das 22 pessoas, 15 delas funcionários da ONU.