Título: ABBAS CANCELA DECISÃO DO HAMAS
Autor:
Fonte: O Globo, 22/04/2006, O Mundo, p. 21

Governo palestino nomeara radical para cargo ministerial. Crise se agrava

RAMALLAH, Cisjordânia. O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, cancelou ontem uma decisão tomada na véspera pelo governo controlado pelo grupo radical islâmico Hamas: a nomeação de Jamal Abu Samhadana ¿ um radical que consta da lista de criminosos mais procurados por Israel ¿ para supervisionar o Ministério do Interior e criar uma nova força policial formada por militantes, e que seria liderada por ele.

A atitude de Abbas aprofunda uma crise entre a ANP e o novo governo, que enfrenta uma crescente crise financeira devido à recusa de países ocidentais a colaborar com o governo do Hamas. Em decreto, o presidente afirmou que as decisões tomadas pelo grupo radical na véspera violam várias leis. ¿Todos os líderes, funcionários e membros de serviços de segurança têm ordens para não lidar com essas decisões e considerá-las como se nunca tivessem sido tomadas¿, diz o decreto.

A nomeação de Samhadana foi considerada uma tentativa do Hamas de fortalecer sua atuação no Ministério do Interior, que controla várias agências de segurança. A lei palestina garante ao presidente o poder de vetar decisões do governo.

Samhadana lidera as Comissões de Resistência Popular, que reúnem militantes responsáveis por ataques a Israel. Ele declarou que não abandonará a luta contra Israel, que há tempos tenta matá-lo.

¿ Continuarei a empunhar o rifle e puxar o gatilho quando for necessário defender meu povo ¿ afirmou.

Abbas partiu ontem para um viagem a países europeus e muçulmanos em busca de ajuda aos palestinos e apoio a iniciativas de paz com Israel.