Título: EUA PRESSIONAM RÚSSIA A NÃO VENDER ARMAS PARA IRÃ
Autor:
Fonte: O Globo, 22/04/2006, O Mundo, p. 21

WASHINGTON. Os Estados Unidos aumentaram ontem a pressão sobre a Rússia para que Moscou pare de vender armamento para o Irã, país acusado por Washington e pela União Européia de estar buscando construir armas nucleares.

¿ Já é hora de os países usarem sua influência contra o Irã ¿ disse ontem o secretário de Estado adjunto dos EUA, Richard Burns, que esteve em Moscou durante a semana para discutir com russos e europeus a crise iraniana.

Deixando de lado o cuidado diplomático, Burns apontou em direção a Moscou, um dos cinco países com poder de veto no Conselho de Segurança:

¿ É muito importante que países como a Rússia congelem qualquer venda de armas prevista para o Irã. Esperamos que elas não sigam adiante.

Burns se referia a um negócio fechado em dezembro passado, quando a Rússia anunciou a venda de mísseis antiaéreos Tor M-1 para Teerã. Altos funcionários russos disseram que a venda será feita, apesar de a ¿situação ser grave¿. Eles disseram que a venda só será cancelada se assim decidir o Conselho.

Em Teerã, o presidente Mahmoud Ahmadinejad anunciou que o país se tornará auto-suficiente em gasolina em setembro. O país, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, tem poucas refinarias de combustível. Ahmadinejad aproveitou para dizer que seu país já é ¿auto-suficiente em armas¿.