Título: PF investiga elo entre Valério e secretário de Aécio
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 23/04/2006, O País, p. 8

Danilo de Castro e presidente da Assembléia teriam avalizado empréstimo feito pela SMP&B no Banco Rural

BRASÍLIA. A Polícia Federal e o Ministério Público deverão aprofundar as investigações sobre as relações entre o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, o operador do caixa dois petista, e o secretário de governo de Minas Gerais, Danilo de Castro, um dos principais auxiliares do governador Aécio Neves.

Laudo recém-concluído pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC) comprova que Castro foi avalista de um empréstimo de R$707 mil que a SMP&B, uma das agências de Valério, fez no Banco Rural no dia 25 de novembro de 2004. Valério está entre os principais integrantes da suposta organização criminosa denunciada pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O laudo informa ainda que o empréstimo foi pago pela DNA Propaganda, outra agência de Valério, a partir de recursos recebidos da Visanet, operadora de cartão de crédito ligada ao Banco do Brasil, em setembro do ano passado.

O laudo confirma que o empréstimo da empresa de Valério foi avalizado também pelo presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Mauri Torres (PSDB-MG). Neste período, a SMP&B de Valério detinha um contrato de R$10 milhões com a Assembléia. O contrato foi suspenso ano passado em meio ao escândalo do mensalão.

Castro e Torres deixaram de ser avalistas depois da crise

A PF chegou aos nomes de Danilo de Castro e Mauri Torres a partir da análise da movimentação financeira do valerioduto em Minas Gerais. Chamada para depor, em fevereiro deste ano, a presidente do Banco Rural, Kátia Rabelo, confirmou o empréstimo para a SMP&B avalizados por Castro e Torres. Após o depoimento, os peritos produziram o laudo informando também que parte do empréstimo foi pago pela DNA depois de receber recursos da Visanet, empresa investigada por, supostamente, repassar recursos do Banco do Brasil para o valerioduto petista.

O laudo mostra ainda que Danilo de Castro e Mauri Torres só deixaram de ser avalistas do empréstimo de Valério no dia 13 de junho do ano passado, uma semana depois da entrevista em que o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou o esquema de repasses do PT para parlamentares da base governista, o chamado mensalão, operado por Marcos Valério e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares.