Título: LÍDER DO GOVERNO ADMITE FALTA DE ÉTICA DO PT EM LIVRO COM PREFÁCIO DE LULA
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 23/04/2006, O País, p. 17

Mercadante escreve sobre o partido e festeja resultado positivo do governo

BRASÍLIA. A disputa política claramente polarizada que marca este ano eleitoral já chegou no campo literário. Depois do livro ¿A Arte da Política - A História que Vivi¿, escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), lança nesta segunda-feira, na livraria Cultura, em São Paulo, ¿Brasil, Primeiro Tempo - Análise Comparativa do Governo Lula¿ (editora Planeta do Brasil). Com prefácio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ¿ que se queixa, no texto, das recentes publicações marcadas por forte apelo oposicionista ¿ o livro traz números e transformações positivas do governo Lula, mas Mercadante aponta erros importantes.

¿O mais grave foi errar naquilo em que não tínhamos o direito de errar: o império da ética¿, diz ele na introdução.

O livro de Mercadante é resultado de uma série de textos e quadros estatísticos que ele vem produzindo desde o início de 2003. Sempre que pode, compara os dados com os do governo anterior. Mas, segundo ele, a obra não tem como função servir de material de campanha. Diz que o objetivo é estimular amplo debate, com um universo de temas, entre eles, política externa, segurança e corrupção.

¿ A grande motivação do livro é estimular um debate sobre o Brasil. Procuro fazer um balanço histórico do governo ¿ afirma o senador.

Ele lembra que o Partido dos Trabalhadores sempre teve na ética um patrimônio. E destaca que as denúncias relativas ao financiamento ilegal de campanhas eleitorais, associadas a desmandos e desvios administrativos, não podem ser subestimadas. Mercadante também reconhece que há muito o que se fazer sobre distribuição de renda, exclusão social e nos gargalos em infra-estrutura.

Munido de dados estatísticos, o livro procura rebaixar, em diversos casos, o desempenho de oito anos de governo Fernando Henrique.

Um dos indicadores que ressalta é que a participação dos 50% mais pobres da população passou de 14,4%, entre 2002 e 2004, para 15,2% agora e diz que foram retiradas da linha de pobreza 3,2 milhões de pessoas.

Ainda sem conhecer o inteiro teor do livro, dois colegas senadores ¿ Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado, Heloisa Helena, do PSOL ¿ comentaram.

¿ Não vi ainda o livro que meu amigo está para lançar. Acho que teria sido melhor ele deixar o lançamento para depois das eleições. É de imaginar-se que no livro ele cante loas em cima dos números supostamente bons da economia, enfiando os claramente maus embaixo do tapete ¿ afirma Virgílio.

¿ Não li, nem vou ler o livro, pois considero o governo uma farsa ¿ diz Heloisa Helena, expulsa do PT no início do governo Lula.