Título: MST EXIGIRÁ DE LULA NOVA `CARTA AO POVO BRASILEIRO¿
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 24/04/2006, O País, p. 5

Fórum em Recife cobra mais atenção aos trabalhadores

RECIFE. O Movimento dos Sem Terra (MST) e outras entidades do movimento social informaram ontem que vão exigir do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a divulgação de uma nova ¿Carta ao povo brasileiro¿ durante a próxima campanha eleitoral. Segundo as entidades, a carta terá de ser bem diferente da divulgada por Lula na campanha de 2002, com o objetivo de tranqüilizar o mercado financeiro e dar credibilidade internacional ao ex-metalúrgico.

¿ Para nós, do MST, ainda não está claro qual é o compromisso de Lula com a classe trabalhadora para o próximo período. Ele reafirma todos os dias os compromissos com o sistema financeiro, mas não disse até agora o que vai ser a reforma agrária no próximo mandato, a política de moradia. Uma nova ¿Carta ao povo brasileiro¿ poderia dar maior clareza do que ele pretende no seu segundo mandato ¿ disse o coordenador do MST em São Paulo, João Paulo Rodrigues, durante a assembléia de encerramento do Fórum Social Brasileiro, em Recife.

As cerca de 500 entidades presentes ao Fórum acreditam que Lula, depois dos problemas do primeiro governo, precisa na campanha acalmar a sociedade e não o mercado:

¿ Os banqueiros, os empresários, os detentores dos grandes conglomerados de terras foram extremamente beneficiados. Acho que chegou o momento de o presidente dar uma guinada e olhar mais para o povo, inclusive sem receio de ser comparado ao seu colega da Venezuela, Hugo Chávez ¿ disse o secretário Nacional da CUT, Antonio Carlos Spis, dirigente da Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais.

Documento pede novo modelo de desenvolvimento

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta, confirmou:

¿ O candidato Lula precisa realmente fazer uma nova carta dirigida ao povo. Dessa vez não é mais preciso acalmar o mercado, mas os trabalhadores.

O Fórum, que reuniu 10 mil pessoas na Universidade Federal de Pernambuco, aprovou um documento defendendo uma maior democracia para o país e um novo modelo de desenvolvimento. A carta não será enviada aos candidatos à presidência, mas será lida em todas as manifestações de trabalhadores do dia 1º de maio e pretende ser o ponto de partida para uma série de mobilizações na primeira quinzena de junho que deverão chegar até Brasília.

As entidades querem que um eventual segundo governo de Lula seja diferente do primeiro. No documento, as entidades sociais defendem um novo projeto nacional de desenvolvimento, com foco na produção e no emprego.