Título: MERECEM RESPEITO
Autor:
Fonte: O Globo, 24/04/2006, Opinião, p. 6

Onde deságuam os grandes problemas sociais como a escassez de emprego, o caos na saúde, a precariedade do ensino público, a inexistência de um plano habitacional e a desvalorização do servidor público, o crescimento populacional desordenado, dentre outros? Na segurança pública, ou melhor, no ¿colo¿ dos policiais que, sem meios, ainda encontram demagogos que fazem política rasteira apelando ao povo para que cobrem mais desta mesma polícia.

Os policiais nunca estiveram tão abandonados, pois até mesmo para conseguirem comprar a necessária pistola .40 S&W tiveram que enfrentar um referendo popular onde seu secretário de Segurança apoiou a proibição do comércio de armas. Vencida esta barreira, não vemos por parte do governo do estado qualquer sinalização de isentá-los do ICMS para facilitar a compra.

Policial, no Rio de Janeiro, começa percebendo um salário de R$780,00 como soldado enquanto seu semelhante, do Distrito Federal, percebe R$2.500,00.

A constante preocupação em agradar (entenda-se obedecer) a Anistia Internacional e entidades de direitos humanos ligadas à ONU faz com que, em nosso estado, os policiais constantemente tenham que enfrentar Tribunais do Júri, na maioria das vezes sem qualquer materialidade nas acusações, mas com a condenação já definida.

Os jurados ¿ muitos moradores de comunidades tomadas pelo tráfico ¿ para não sofrerem represálias tendem a votar pela condenação dos policiais, sejam culpados ou inocentes.

Além de dispensarmos um tratamento respeitoso a estes profissionais, que não têm voz junto à mídia, deveríamos, antes de criticá-los, nos colocarmos em seus lugares nos momentos em que estão na atividade de policiamento ostensivo ou se preparando para fazer uma operação numa comunidade tomada por traficantes.

FLÁVIO BOLSONARO é deputado estadual (PP).