Título: IBOVESPA 80 MIL
Autor: Mauro Halfeld
Fonte: O Globo, 24/04/2006, Economia, p. 18

O Ibovespa atingiu a marca histórica de 40 mil pontos. Em janeiro de 1968 o índice foi lançado com o objetivo de medir a evolução dos preços das ações mais negociadas na Bolsa paulista. Seu primeiro valor foi de 100 pontos. A elevada inflação e as trocas de moedas obrigaram-no a sofrer diversos ajustes ao longo do caminho.

No período democrático, o Ibovespa passou por duas grandes arrancadas. Uma no governo Itamar Franco e a outra, no governo Lula. Por quê? Primeiro porque o índice estava bastante deprimido quando da posse desses presidentes. Segundo porque esses períodos, inesperadamente, trouxeram alegrias para o mercado financeiro.

Durante o governo Itamar Franco, o capital estrangeiro começou a chegar ao Brasil, após inovações implementadas no governo Collor, inserindo o país na onda da globalização dos mercados e das privatizações. Durante o governo Lula, a China e a Índia atraíram a atenção do primeiro mundo para os mercados emergentes e, milagrosamente, sanearam as contas externas dos países produtores de commodities. O Brasil e o Ibovespa se beneficiaram intensamente dos dois processos.

Neste século, o valor mínimo atingido pelo índice foi de 8.352 pontos em 30 de setembro de 2002. Levou só 12 meses para dobrar seu valor em 3 de outubro de 2003. Levou 26 meses para dobrar novamente em 14 de dezembro de 2005 e continuou com energia até atingir os 40 mil pontos.

Esta coluna estreou em 17 de fevereiro de 2003 com o Ibovespa em 10 mil pontos. Nadando contra a corrente de pessimismo que impregnava o noticiário econômico da época, fizemos um gráfico que apresentou o Ibovespa como um vencedor no longo prazo. Convidamos o leitor a ousar, abrindo o texto com uma frase de John Templeton: ¿O momento de grande pessimismo é o melhor para comprar, e o momento de grande otimismo é o melhor para vender.¿

Hoje, quatro vezes mais rico, o Ibovespa tem merecido a atenção de milhares de novatos otimistas. Penso que minha responsabilidade, neste momento, é lembrar que o caminho para o sucesso no mercado de ações exige enormes disciplina e humildade. Temo que investidores novatos sofram com a tradicional instabilidade do mercado. Eles precisam estar muito bem preparados diante do risco que assumem ao investirem em ações neste momento.

Não tenho dúvidas de que o Ibovespa atingirá os 80 mil pontos. Mas levará um bom tempo. Senhores leitores, preparem-se para uma longa viagem, com turbulências.