Título: SUDÃO, NOVA ARENA DE BIN LADEN
Autor:
Fonte: O Globo, 24/04/2006, O Mundo, p. 19

Terrorista pede guerra santa na África e diz que ações contra Hamas provam intenções de `cruzados¿

DOHA

Depois de três meses de silêncio, o líder da rede terrorista al-Qaeda, Osama bin Laden, voltou a ameaçar o Ocidente ontem, numa gravação de áudio levada ao ar pela TV al-Jazeera, do Qatar. Pela primeira vez ele conclamou uma jihad (guerra santa) contra os ¿sionistas-cruzados¿ na região de Darfur, no Sudão, e disse que o corte da ajuda de Estados Unidos e União Européia ao governo palestino do Hamas prova um complô contra os muçulmanos.

A inteligência americana disse que a voz é de Bin Laden. Além disso, a gravação é recente, pois menciona uma incursão israelense na cidade cisjordana de Jericó, feita em 14 de março.

¿ Conclamo os mujahedin (combatentes da guerra santa) e seus partidários no Sudão e na Península Arábica a se preparar para travar uma guerra de longa duração contra os cruzados no oeste do Sudão ¿ disse Bin Laden, referindo-se à região de Darfur.

Tropas de paz da ONU entrarão na região em 30 de setembro. A organização foi chamada de ¿organismo infiel¿ pelo terrorista, e seu objetivo seria ¿roubar o petróleo¿ do Sudão.

Bin Laden, que se refugiou no Sudão por anos até ser expulso pelo governo nos anos 1990 por pressão dos EUA, criticou Cartum, que recentemente fez um acordo de paz com rebeldes no sul do país.

Cartum e Hamas rechaçam apoio

Bin Laden apontou as sanções ao governo do Hamas como uma prova das intenções do Ocidente. Mas ele também criticou o Hamas por aceitar participar do Parlamento palestino.

O governo do Sudão e o Hamas rechaçaram o apoio de Bin Laden.

¿ No Sudão não estamos preocupados com mujahedin e cruzados ou com guerra com a comunidade internacional. Queremos chegar a uma solução pacífica para a crise em Darfur ¿ disse o porta-voz da chancelaria sudanesa, Jamal Ibrahim.

¿ Estamos interessados em ter boas relações com o Ocidente e convocamos os países ocidentais a reconsiderarem sua posição em relação à causa palestina ¿ disse o porta-voz do Hamas em Gaza, Sami Abu Zuhri.

Na fita Bin Laden também convocou os muçulmanos a boicotarem produtos americanos e dinamarqueses devido às charges de Maomé. Criticou também o rei Abdullah, da Arábia Saudita. Estes trechos, no entanto, não foram transmitidos pela TV qatariana.

Ele também ameaçou a população dos países ocidentais, numa mudança em relação à última gravação, que em janeiro ofereceu um ¿trégua de longa duração ao Ocidente.¿

¿ A guerra é uma responsabilidade das populações e seus governos. A guerra continua e o povo renova sua lealdade a seus governantes.