Título: CRÍTICOS PEDEM A RENÚNCIA DE CHENEY
Autor:
Fonte: O Globo, 24/04/2006, O Mundo, p. 19

Los Angeles Times¿ defende saída de vice de Bush, que perde apoio entre republicanos

LOS ANGELES e LONDRES. Cresce a pressão nos Estados Unidos para que o presidente George W. Bush faça mudanças mais significativas na sua equipe além das alterações cosméticas da semana passada. O alvo agora é uma das principais pessoas de seu governo desde o primeiro mandato: o vice-presidente Dick Cheney.

Ontem o ¿Los Angeles Times¿, um dos mais influentes jornais dos EUA, publicou um editorial em que pedia a renúncia de Cheney. Já o londrino ¿Sunday Times¿, numa reportagem publicada ontem, disse que há uma forte movimentação de importantes setores do Partido Republicano que também defendem a saída do vice-presidente.

¿Jogar Cheney pela prancha para fora do navio seria uma forma implícita de repudiar a política externa excessivamente militar à qual o vice-presidente, mais até do que (o secretário de Defesa Donald) Rumsfeld, está associado¿, disse o jornal.

Para o jornal esta seria a única forma de o presidente Bush convencer a população de que realmente pretende mudar a direção de seu governo.

¿A recriação do presidente aos olhos do público irá requerer mais do que a dança das cadeiras da semana passada¿, diz o editorial, referindo-se às duas mudanças realizadas: a saída de Karl Rove da articulação política e do porta-voz Scott McClellan. ¿Bush reconheceu que gastou grande parte de seu capital político com o Iraque, e a forma de renovar seu governo é trocar os assessores mais associados com a extrapolação dos limites do possível que levou à tragédia do Iraque ¿ e com o desprezo do governo pela diplomacia.¿

Já o jornal britânico ¿Sunday Times¿, que é a edição dominical do tradicional ¿Times¿ de Londres, afirma que o próprio partido de Bush está pressionando para que Cheney seja convidado e renunciar. O objetivo seria deixar claro para a população que o governo reconhece os erros de seus falcões e não pretende continuar cometendo os mesmos equívocos. A intenção é tentar recuperar parte da popularidade perdida com vistas às eleições parlamentares, em novembro.

Saúde de vice poderia ser usada como desculpa

¿É preciso haver uma grande mudança de pessoal se realmente se quer que as pessoas voltem a prestar atenção no governo Bush¿, disse para o jornal britânico o jornalista Fred Barnes, da revista conservadora ¿Weekly Standard¿, que acredita que a iniciativa deve partir do próprio Cheney. ¿É pouco provável que Bush jogue fora alguém que ele gosta e respeita. Mas o presidente precisa fazer algo chocante e drástico, como elevar a posição de Condoleezza Rice.¿

Alguns republicanos preocupados com a situação insinuam que um dos motivos que poderiam ser alegados é a fragilidade da saúde de Cheney. Comenta-se em Washington que o vice-presidente chegou a cochilar durante o encontro entre Bush e o presidente da China, Hu Jintao, no Salão Oval. Sua assessoria nega.

¿Se eu fosse Bush pensaria em trocar Cheney. Esta é uma das poucas coisas significativas que ele pode fazer para mudar a cara de seu governo. O resto é comer pelas beiradas¿, disse um importante integrante do partido, que pediu para não ter o nome citado pelo ¿Sunday Times.¿