Título: VATICANO PUBLICARÁ DECLARAÇÃO SOBRE CAMISINHA
Autor:
Fonte: O Globo, 24/04/2006, O Mundo, p. 20

Cardeal diz que Bento XVI pediu estudo sobre uso de preservativo. Visita de Papa ao Brasil é confirmada para 13 de maio de 2007

CIDADE DO VATICANO. O Vaticano publicará em breve uma declaração sobre o uso de camisinhas por pessoas que sofrem de doenças contagiosas graves como a Aids. A afirmação foi feita pelo cardeal mexicano Javier Lozano Barragán, chefe do Conselho Pontifício para a Saúde Pastoral, em entrevista publicada ontem pelo jornal italiano ¿La Repubblica¿. O cardeal se negou a revelar o conteúdo do documento, mas afirmou que o Papa Bento XVI pediu ao conselho que ele chefia para estudar o assunto. A Igreja Católica se opõe ao uso de preservativos e ao sexo fora do casamento.

¿Este é um ponto muito difícil e delicado que requer prudência na hora da discussão¿, disse o mexicano Barragán. ¿O meu departamento está estudando o assunto juntamente com cientistas e teólogos especialmente requisitados para escrever um documento sobre o tema¿.

A declaração foi feita dias depois de o cardeal Carlo Maria Martini ter defendido alterações nas diretrizes da Igreja Católica sobre o uso da camisinha, em entrevista publicada na Itália na última sexta-feira. Martini ¿ considerado progressista e tido como um dos mais fortes candidatos a Papa no conclave que elegeu Bento XVI em abril do ano passado ¿ defendeu o uso de camisinhas por casais casados.

Referindo-se a casos onde um parceiro num casamento é soropositivo, Martini disse à revista ¿L`Espresso¿: ¿Essa pessoa tem obrigação de proteger o parceiro e o outro parceiro também deve se proteger¿, disse Martini.

A Igreja Católica, que dirige vários hospitais e instituições que ajudam vítimas da Aids, prega que a fidelidade num casamento heterossexual e a abstinência são a melhor forma de pôr fim ao alastramento da Aids. O Vaticano afirma ainda que lançar mão do uso da camisinha para combater a doença incentiva estilos de vida imorais e hedonistas que contribuem, por sua vez, para o aumento da doença.

Tocando em outro assunto polêmico para o Vaticano, Barragán fez na entrevista comentários favoráveis à sugestão de Martini de que a Igreja permita que mulheres que não podem engravidar de formas naturais usem embriões sobressalentes não utilizados por casais que passam por tratamento em clínicas de fertilização.

Ontem, o bispo de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno, confirmou que a primeira visita de Bento XVI ao Brasil será no dia 13 de maio de 2007. O Papa participará da V Conferência Geral do Conselho Episcopal Latino-Americano, em Aparecida.