Título: NOVA ORLEANS: URNAS ABSOLVEM PREFEITO
Autor:
Fonte: O Globo, 24/04/2006, O Mundo, p. 20

Criticado por resposta ao Katrina, Ray Nagin sai na frente em eleição

NOVA ORLEANS, EUA. Nas primeiras eleições municipais desde que o furacão Katrina devastou a cidade, em agosto do ano passado, o prefeito Ray Nagin conseguiu ontem uma forte votação mas não conseguiu escapar de um segundo turno, no dia 20 de maio, quando enfrentará o vice-governador da Louisiana, Mitch Landrieu. Com 94% dos votos computados, Nagin obteve 39% dos votos, contra 28% de Landrieu. O terceiro colocado, Ron Forman, um empresário local, obteve 17%. Tanto Nagin quanto Landrieu têm como principal ponto da plataforma um esforço maciço de reconstrução da cidade.

Muitos analistas haviam dado Nagin como vencido, devido às críticas que enfrentou diante de uma resposta inicial vacilante à tragédia do Katrina.

¿ Muita gente disse que nós estávamos mortos. Muita gente disse que nós estávamos divididos. Muitos pensaram que a cidade deveria ir numa direção diferente. Mas o povo disse que gosta da direção que estamos tomando, e por isso nós ficamos em primeiro hoje ¿ disse Nagin, horas após a votação.

Eleição anterior teve baixo índice de comparecimento

A eleição foi adiada do dia 4 de fevereiro último para que fosse possível o registro de mais eleitores, já que mais da metade dos moradores da cidade continua espalhada por condados vizinhos, desabrigada desde a passagem do furacão. Alguns eleitores dizem que sentem grande responsabilidade nesta eleição, já que precisam de um líder forte para sair da crise.

Na última eleição antes do furacão, o índice de votação foi considerado bastante baixo. Desta vez, entretanto, moradores e desabrigados fizeram sacrifícios para irem até uma seção eleitoral votar. Como Asseta Olugbala, de 60 anos, que veio de Detroit, para onde se mudou após a catástrofe, apenas para dar o seu voto.

¿ Votei em todas as eleições, porque estou ombro a ombro com as pessoas que fizeram muitos sacrifícios para me dar essa oportunidade de votar ¿ afirmou ele.

Nagin, que é negro e se tornou uma figura pública desde que 80% de Nova Orleans ficou embaixo d¿água, foi criticado por moradores que ficaram vários dias sem socorro, e também por ter sugerido que ia priorizar ajuda às populações negras, pelo que ele pediu desculpas depois.

Ativistas de direitos civis, como Jesse Jackson, tentaram adiar a eleição, alegando que, como a maioria dos votantes que ficaram na cidade são da comunidade negra, isso poderia pesar no voto final.

O secretário de Estado da Louisiana Al Ater disse que ele fará tudo para garantir que o segundo turno da eleição seja justo, oferecendo inclusive cédulas pelo correio e abrindo centros de votação interligados por satélite nas cidades fronteiriças, para que os deslocados da cidade possam participar. Serão oferecidos ainda ônibus para levar as pessoas até seções eleitorais distantes.