Título: A LEI PERMITE, AFIRMA GAROTINHO
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 25/04/2006, O País, p. 3

SÃO PAULO. O ex-governador Anthony Garotinho negou irregularidades nas contas de sua pré-campanha e aproveitou para atacar o presidente Lula:

¿ Eu não sou de quadrilha de mensalão para me comparar com essa bandidagem do PT.

Garotinho afirmou que as empresas que doaram R$650 mil para sua pré-campanha são registradas fora dos municípios onde prestam serviço para escapar dos impostos.

¿ As empresas, como muitas fazem em Barueri (SP), têm um escritório em uma cidade onde o ISS é menor e funcionam em outra. No caso do Rio, as empresas têm o escritório em Rio Bonito e prestam serviços na cidade do Rio. Não há nenhum tipo de irregularidade ¿ disse ele, em entrevista à rádio BandNews.

Segundo Garotinho, não é necessário verificar a origem dos recursos:

¿ A origem é legal. Não há nenhuma suspeita. A maldade do GLOBO é que eles sabem que a legislação brasileira, e isso está errado, permite que uma empresa, para fugir da alta carga tributária do município, abra o escritório em outro.

Para ele, as empresas que burlam os impostos dessa maneira não estão irregulares.

¿ A lei permite. Se a lei mudar, tudo bem. O que não pode é O GLOBO tentar dizer que isso é empresa de fachada. As empresas têm até dois mil funcionários. Elas existem.

O ex-governador concordou, porém, que não é ético que uma empresa tenha endereço onde não preste serviços para escapar dos tributos:

¿ Quanto à questão da ética, estou de acordo. Realmente a empresa deveria funcionar e pagar o imposto no local onde ela trabalha. Então mudem a lei ¿ disse Garotinho, irritado.