Título: PAES SE LANÇA CANDIDATO E DEIXA ALCKMIN COM DOIS PALANQUES NO RIO
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 25/04/2006, O País, p. 4

Tucano diz que Maristela Kubitschek, filha de JK, pode ser vice na chapa

Depois de passar os últimos meses trabalhando com as denúncias do mensalão na CPI dos Correios, o deputado Eduardo Paes se lançou ontem candidato ao governo do Rio pelo PSDB. A decisão contraria o plano de aliança nacional entre o partido e o PFL e deixa o Rio entre os estados em que o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, teria hoje dois palanques ¿ o PFL anunciou a candidatura do deputado estadual Eider Dantas.

¿ Queria o Alckmin inteirinho para mim, mas há uma eleição presidencial e vamos fazer o que for necessário para ganhar. Não vamos ser possessivos ¿ disse Paes.

O PFL ainda pode desistir da candidatura Eider, caso feche a aliança nacional com Alckmin.

Num ato na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Paes, cercado pela cúpula tucana, inclusive por Alckmin, afirmou que a discussão dos valores éticos será um dos pontos fortes da campanha e indicou que a segurança pública é prioridade.

¿ O que se faz no Rio em segurança pública é o mesmo do que se diz nacionalmente da corrupção: ¿é difícil, mas é assim mesmo e vocês é que convivam¿. Não é assim, não deve ser assim é não será em nosso governo ¿ discursou.

Paes, de 36 anos, foi subprefeito da Barra na primeira gestão de Cesar Maia na prefeitura do Rio (1992-1996). Ganhou projeção com a CPI dos Correios, como um dos sub-relatores, e como secretário-geral do PSDB nacional. Ele anunciou ontem que o vice pode sair do partido e sugeriu um nome, o de Maristela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

O PSDB também pode não ter aliado para compor a chapa para o Senado. O ex-secretário municipal de Saúde Ronaldo Cesar Coelho é o pré-candidato.

Para o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), o fato de não haver aliança entre PSDB e PFL no Rio não é problema. Ele lembrou que o PSDB só tinha compromisso com a candidatura de Cesar Maia ao governo. Para Cesar, Paes aumenta as chances de Eider Dantas

¿ Para nós, interessa a candidatura do Eduardo. Segura a candidatura da Denise (Frossard, do PPS), pulveriza a campanha e abre espaço para o nosso candidato crescer ¿ disse o prefeito.