Título: BENEDITA PERDE EMBATE COM VLADIMIR
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 25/04/2006, O País, p. 4

Ex-governadora e o senador Saturnino Braga não poderão se candidatar

A ex-governadora Benedita da Silva perdeu o embate com o grupo do pré-candidato do PT ao governo do Rio, Vladimir Palmeira, no último encontro do partido, no fim de semana passado. Com o aval de Palmeira, o PT decidiu, por 189 votos a 180, não ter candidato ao Senado e oferecer a vaga de vice em sua chapa aos aliados preferenciais, o PSB e o PCdoB. Além de Benedita, que já tinha se declarado pré-candidata ao Senado, a decisão deixou de fora também o senador Saturnino Braga, que pretendia a reeleição.

No encontro, o PT decidiu também que a política de aliança vai ser estendida às chapas proporcionais e propôs à ex-governadora que se candidatasse a deputada federal. Mas Benedita recusou a proposta. A ex-ministra não quis comentar o assunto. Segundo sua assessoria de imprensa, Benedita não tem o hábito de discutir decisões do PT por considerar o partido soberano.

Não é a primeira vez que os grupos de Benedita e de Vladimir se enfrentam. Em 1998, com a ajuda do PT federal, que interveio no diretório estadual, Vladimir não pôde ser candidato ao governo e Benedita foi vice na chapa de Anthony Garotinho, então no PDT.

Saturnino lamentou não poder se candidatar, mas disse que a decisão foi acertada.

¿ A Benedita ficou chateada, mas precisamos fazer um esforço. Não vou me candidatar a nada, mas vou fazer campanha para os companheiros ¿ disse Saturnino, que defende uma aliança com o PDT. Mas o partido deve lançar candidato próprio à Presidência e ao governo do Rio.

A tendência do PT é se unir ao PCdoB e ao PSB, apoiando a candidatura da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) ao Senado e oferecendo a vaga de vice ao PSB.