Título: TSE INDEFERE UM DOS PEDIDOS DE LIMINAR DO PSDB
Autor: Flávia Oliveira e Geralda Doca
Fonte: O Globo, 25/04/2006, Economia, p. 21

BRASÍLIA. O ministro Cesar Asfor, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu um dos dois pedidos de liminar feitos pelo PSDB para suspender a campanha da Petrobras que comemora a auto-suficiência do Brasil na produção de petróleo. Asfor afirmou no despacho que não vislumbra propaganda eleitoral antecipada do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Os tucanos alegam a ocorrência de abuso econômico com o objetivo de promover a reeleição de Lula.

A segunda ação, que também pede a suspensão da campanha, ainda não foi examinada pelo ministro Ary Pargendler.

Apesar das críticas da oposição, Lula aproveitou ontem seu programa semanal de rádio para comemorar a conquista da Petrobras. Para ele, a auto-suficiência é motivo de orgulho para os brasileiros e significa que o país agora é ¿dono de seu nariz¿. Citando o ex-presidente Getúlio Vargas e os jogadores de futebol Ronaldo e Zico, o presidente afirmou que a auto-suficiência foi conquistada apesar dos pessimistas.

¿ Acredito que a Petrobras seja motivo de orgulho porque, ao longo desses 50 anos, ela vem se aperfeiçoando, ela vem formando profissionais. A Petrobras é uma empresa de formação e produção de conhecimento porque poucas empresas no mundo têm o grau de competência de seu pessoal. E agora, muito mais orgulho porque a auto-suficiência significa que nós somos donos do nosso nariz ¿ afirmou Lula.

O presidente disse ainda que o governo está investindo na produção de energia alternativa, como a geração eólica, o biodiesel e o álcool. Segundo Lula, o Brasil é imbatível no desenvolvimento científico e tecnológico neste campo:

¿ O Brasil que jogou fora a chance do século XIX, o Brasil que não aproveitou a chance do século XX não desperdiçará o século XXI ¿ disse.