Título: MUDANÇA DE CULTURA
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 25/04/2006, Economia, p. 24

Secretário faz alerta sobre queda de juros

Na sua estréia como secretário do Tesouro em Nova York, Carlos Kawall mandou um recado aos investidores: podem estar chegando ao fim os bons momentos de ter retorno confortável com aplicações em renda fixa e possibilidade rever posição a cada momento, sem custos. Não que o governo vá tomar alguma medida. Vai continuar a sua política de redução de juros, mas é isso que acarretará a necessidade de mudar a cultura.

¿ Estamos passando uma mensagem forte de que os fundos devem se adaptar a esse novo cenário.

Kawall compara o momento atual com o que os bancos tinham ganhos enormes devido à inflação alta. Quando a inflação caiu, muitos tiveram problemas e o governo precisou ajudar para que não quebrassem.

¿ Nos Estados Unidos no início dos anos 80, quando os juros eram muito altos e caíram de repente, houve necessidade de ajuste nos fundos. No Brasil, papéis ligados ao IGP ou à Selic davam uma rentabilidade tão acima da meta atuarial que geravam uma situação confortável e agora pode ser que a situação seja diferente. Mas isso é uma decisão do gestor dos fundos. (Helena Celestino, correspondente)