Título: REUNIÃO DE COBRANÇAS PRESIDENCIAIS
Autor:
Fonte: O Globo, 25/04/2006, Economia, p. 27

BRASÍLIA. O encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e seus colegas da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Néstor Kirchner, amanhã, em São Paulo, deverá ser recheado de cobranças. Lula quer explicações de Chávez, que recentemente firmou um acordo com Bolívia, Paraguai e Uruguai para a construção de um gasoduto que nada tem a ver com a obra que está sendo negociada há cerca de um ano por Brasil, Venezuela e Argentina.

Chávez será avisado ainda de que o Brasil desistirá do gasoduto se não houver garantia de abastecimento. O governo brasileiro decidiu que não entrará em um projeto que custará cerca de US$20 bilhões sem saber o volume exato da reserva venezuelana.

A conversa que Lula terá hoje com Kirchner também não será fácil. O argentino quer o apoio de Lula em relação à ¿guerra das papeleiras¿ que seu país vem travando com o Uruguai. Mas o Brasil estaria inclinado a apoiar os uruguaios, que se sentem prejudicados pela Argentina, que se opõe à construção de duas fábricas de celulose no Uruguai.