Título: POPULARIDADE DE BUSH TEM MENOR ÍNDICE DESDE 2000
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 25/04/2006, O Mundo, p. 29

Apenas um em cada dez americanos aprova seu trabalho

WASHINGTON. De cada dez americanos, apenas três acham que o presidente George W. Bush vem fazendo um bom trabalho no comando do governo dos Estados Unidos, segundo a mais recente pesquisa de opinião a testar a popularidade do presidente, divulgada no final da tarde de ontem.

Trata-se do índice (32%) mais baixo recebido por ele desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2000. Em março passado seu nível de aprovação estava em 36%.

Sessenta por cento das pessoas entrevistadas entre sexta-feira e domingo passado desaprovaram o desempenho de Bush. E oito por cento disseram não ter opinião a respeito, segundo o levantamento feito pelo instituto Gallup por encomenda da rede de televisão CNN e no jornal ¿USA Today¿.

Candidatos democratas têm vantagem na sondagem

Ao serem perguntados em quem votariam se as eleições para o Congresso americano (marcadas para novembro próximo) fossem realizadas agora, 50% dos consultados disseram que escolheriam candidatos democratas e só 38% ficariam com os candidatos republicanos.

Além disso 51% (contra 46%) disseram que não se aplica a Bush a definição de ¿um líder forte e decidido¿. E 55% (contra 40%) afirmaram que tampouco cabe nele a definição de um presidente honesto e confiável.

O trabalho mostrou claramente também que o público americano está irritado com os constantes aumentos do preço da gasolina. Mais de dois terços (69%) dos consultados afirmaram que isso tem causado muitas dificuldades em suas vidas.