Título: PRESIDENTE DE ANGOLA VOLTA AO RIO PARA EXAMES
Autor: Cristina Azevedo e Fernanda Pontes
Fonte: O Globo, 25/04/2006, O Mundo, p. 30

Cresce especulação sobre saúde de Dos Santos, que se ausenta do país pela 3ª vez em 45 dias por motivos pessoais

A nova visita ao Brasil do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, aumentou as especulações sobre a sua saúde. Em Angola, jornais e revistas têm destacado a falta de informações sobre as viagens do governante, que está no Rio de Janeiro desde o dia 10.

Dos Santos, de 64 anos, esteve no Hospital Samaritano, em Botafogo, no último dia 21 para fazer exames de rotina, acompanhado por seu médico particular, informou o hospital. Ele teria deixado a unidade assim que recebeu os resultados.

O presidente costuma vir ao Brasil para check-up médico, mas esta é a segunda vez que ele vem ao Rio para exames em menos de dois meses. É também a terceira vez que sai do país em viagem privada em menos de 45 dias, contando uma visita a Dubai, para descanso. Fala-se em Angola que Dos Santos teria recebido instruções médicas para retornar regularmente ao Brasil.

¿ Não sei como vão justificar as viagens daqui por diante. Ele tirou férias em agosto passado ¿ conta Graça Campos, diretor da revista ¿Semanário Angolense¿.

Dos Santos esteve internado na Unidade Coronariana Intensiva da Clínica São Vicente em março, após sofrer reação alérgica ao iodo radiativo usado como contraste num exame médico. Na época, o cônsul de Angola, Ismael Silva, disse que o presidente viera ao Rio para uma revisão médica devido a uma lesão no tendão-de-aquiles do pé esquerdo. Procurado ontem, o consulado não se pronunciou sobre o assunto.

¿ Quando ele retornou da primeira viagem ao Brasil, sabia-se que havia interrompido o tratamento para voltar a Angola e receber o primeiro-ministro de Portugal. E que teria de voltar ao Rio ¿ conta o correspondente em Luanda do jornal português ¿Expresso¿, Gustavo Costa, autor do artigo ¿O tabu das `férias¿ do presidente¿, publicado esta semana pelo ¿Angolense¿.

Dúvidas se somam à expectativa de eleições

O ¿Folha 8¿ foi mais incisivo: ¿Presidente muito doente é refém de Kopelipa¿. O jornal se refere ao general Manuel Helder Dias Kopelipa, ministro-chefe da Casa Militar, afirmando que ele teria participado na queda, em março, do chefe do serviço de inteligência, o general Fernando Miala.

¿ O silêncio propicia este tipo de especulação, mas não acho razoável que a doença do presidente tenha catapultado Kopelipa ¿ disse Graça Campos.

Já o ¿Agora¿ destaca os gastos com as viagens. Segundo o jornal, nas duas viagens anteriores a Dubai e ao Brasil, o presidente teria gasto mais de US$1 milhão, e usado um Boeing 747 das Linhas Aéreas de Angola em vez de o Pelicano 707 presidencial.

Às dúvidas sobre a saúde do presidente soma-se uma certa incerteza política. O país deve ter eleições no próximo ano, e Dos Santos ¿ há 27 anos no poder ¿ disse que não pretende se candidatar. Alguns analistas duvidam da afirmação. Outros se inquietam diante da falta de um possível sucessor ou da demora do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) em buscar por um.

A reportagem de capa do ¿Angolense¿, por exemplo, traz a manchete ¿Como seria o day after do MPLA sem Dos Santos¿: ¿Ou a direção do MPLA evita, de maneira deliberada, o assunto, ou não está mesmo preparada para abordá-lo em todas as suas implicações enquanto estiver sob o olhar silencioso ¿ mas inquisidor ¿ de José Eduardo dos Santos¿, diz o texto.

Enquanto isso, os angolanos se perguntam o que há com o seu presidente.