Título: CENTENAS DE ESTUDANTES FRANCESES REOCUPAM A SORBONNE EM PROTESTO
Autor:
Fonte: O Globo, 25/04/2006, O Mundo, p. 30

Ministro Nicolas Sarkozy ataca imigrantes e é acusado de xenofobia

PARIS. Reaberta ontem após seis semanas fechada devido a uma greve estudantil que afetou instituições de ensino superior francesas, a prestigiosa Universidade Sorbonne foi reocupada logo em seguida durante algumas horas por cerca de 200 estudantes, em protesto contra a Lei de Igualdade de Oportunidades.

A reitoria chamou a polícia, que retirou já de noite os estudantes do Salão de Honra da universidade. A retomada das aulas fora decidida numa assembléia estudantil, mas uma minoria decidiu-se pelo protesto. Na lei estava incluído o polêmico Contrato de Primeiro Emprego (CPE), que causou uma onda de manifestações pelo país até o governo ordenar sua retirada. Com a chegada da polícia, os estudantes se retiraram pacificamente.

Em outro episódio polêmico, o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, enfrentou acusações de xenofobia devido a seus comentários no fim de semana sobre os imigrantes.

Ministro do Planejamento Urbano defende Sarkozy

O ministro disse numa reunião de seu partido, a União para um Movimento Popular (UMP), que já estava cansado de ter de se desculpar por ser francês e afirmou que uma pequena minoria não pode ditar a lei ou os costumes franceses.

¿ Se incomoda a algumas pessoas ser francês, elas não deveriam se incomodar em deixar um país de que não gostam ¿ disparou Sarkozy, que no dia 2 de maio apresentará um projeto de lei mais rigoroso sobre imigração ao Parlamento.

O ministro do Planejamento Urbano, Christian Estrosi, saiu em defesa do colega.

¿ Quando as pessoas são contra o lugar da mulher na sociedade, contra o secularismo, temos de dizer a essas pessoas que ¿fiquem aqui¿? Ou... todos têm de respeitar (as tradições francesas) ¿ argumentou.

Na oposição esquerdista, no entanto, Sarkozy não encontrou tanta compreensão. Para muitos, os comentários do ministro podem fomentar apoio à extrema-direita ao atiçarem a opinião pública contra os imigrantes.

¿ Por que esse excesso xenófobo? ¿ perguntou o veterano socialista Jack Lang, um dos possíveis adversários de Sarkozy nas eleições de 2007.