Título: DENÚNCIA DIVIDE O PMDB
Autor:
Fonte: O Globo, 26/04/2006, O País, p. 8

BRASÍLIA. As suspeitas de irregularidades na pré-campanha de Anthony Garotinho dividem o PMDB no Congresso. Uma parte do partido diz que esses fatos podem inviabilizar a candidatura de Garotinho e, portanto, enfraquecer internamente a tese da candidatura própria. Outros, entretanto, argumentam que é preciso ter cautela e evitar julgamentos precipitados.

¿ A sociedade brasileira não aceita mais candidaturas que suscitem dúvidas quanto à lisura do financiamento eleitoral que recebem. Ela não aceita que candidatos recebam dinheiro de empresas que praticam a elisão e a evasão fiscal ¿ disse o deputado Jorge Alberto (PMDB-SE).

¿ Esses fatos tiram um pouco do véu dele ¿ resumiu o líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB).

Mas os dirigentes do partido não consideram que esses fatos terão tanto peso assim na decisão interna do partido. Eles avaliam que o principal adversário de Garotinho e da candidatura própria do partido continua sendo político e relacionado às alianças que os candidatos a governador estão fazendo nos estados sob o instituto da verticalização.

O presidente do PMDB do Rio Grande do Norte, deputado Henrique Eduardo Alves, diz que as denúncias sobre as prestações de contas de sua pré-campanha é ruim para Garotinho. Mas afirma que não o prejudica nem mais nem menos no partido, pois o principal obstáculo à sua candidatura continua sendo a política de coligações nos estados.

Aliado da candidatura do ex-presidente Itamar Franco, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) não acredita que os fatos conhecidos até agora detenham a candidatura Garotinho:

¿ Se tem mais coisas, vamos aguardar.