Título: Renan arquiva pedido de mais uma CPI
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 26/04/2006, O País, p. 12

Decisões do senador ajudam governo

BRASÍLIA. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afastou ontem dois problemas do horizonte do governo Lula. Primeiro, arquivou o requerimento do senador Almeida Lima (PMDB-SE) que propunha uma nova CPI para investigar, entre outras coisas, os negócios de Fábio Luiz Lula da Silva, filho do presidente da República. Em seguida, comunicou que consultará os líderes antes de pôr em votação o requerimento convocando o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para falar no plenário da Casa.

Embora o pedido apresentado por Almeida Lima no último dia 19 tivesse a assinatura de 35 senadores, oito a mais do que o mínimo exigido, Renan justificou a decisão dizendo que as investigações propostas já estavam em curso ou foram objeto de apuração em outras instâncias. Faltaria, portanto, disse Renan, um fato determinado que justificasse outra CPI.

A decisão foi anunciada num plenário quase impassível e sem a presença de Lima. O único protesto foi da senadora Heloisa Helena (PSOL-AL), candidata à Presidência:

¿ Quando assinei, achei que havia, sim, fato determinado. Não concordo com a justificativa.