Título: ROUBO DE OBRAS DE MUSEU TEM NOVA VERSÃO
Autor: Natanael Damasceno
Fonte: O Globo, 26/04/2006, Rio, p. 15

MP suspeita que ladrões levaram da Chácara do Céu só um quadro e que furto dos demais teve participação de funcionários

O Ministério Público federal levantou ontem uma nova hipótese para o roubo de obras de Monet, Matisse, Picasso e Salvador Dalí do Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa, em fevereiro. Durante uma inspeção determinada pela Justiça para averiguar contradições encontradas nos depoimentos dos vigilantes, o procurador da República Gino Augusto Liccione disse que há indícios de que tenha havido um furto após o roubo:

¿ Não sabemos se efetuado por funcionários ou com a participação de funcionários. Mas tudo indica que houve o roubo de um só quadro e que alguém aproveitou para levar as outras obras ¿ disse o procurador.

Além de Liccione, estiveram ontem à tarde no museu para a acompanhar a reconstituição do roubo o juiz Lafredo Lisboa, da 3ª Vara Criminal Federal, e policiais da Delegacia Federal de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico. Além do motorista ¿ que está preso ¿ da Kombi usada para transportar as obras, foram intimados os dois funcionários do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que trabalham no museu e os seis vigilantes terceirizados que estavam no momento do roubo. Roberto Rodrigues, o vigilante que teria sido agredido com uma coronhada pelos bandidos, não compareceu.

Segundo Lisboa, com a inspeção de ontem foram descobertas novas contradições nos depoimentos:

¿ Alguém ou não está falando a verdade ou está escondendo o que sabe. As testemunhas apresentaram versões pouco razoáveis e hoje (ontem) levantamos novas contradições. Descobrimos, por exemplo, que a sala na qual os seguranças teriam sido presos não pode ser trancada pelo lado de fora ¿ disse o juiz.

De acordo com Lisboa, as testemunhas deverão prestar novos depoimentos nos próximos dias. Ele também criticou o fato de o Iphan ainda não ter aberto uma sindicância para apurar se houve participação de funcionários no episódio.

O diretor do Departamento de Museus do Iphan, José do Nascimento Junior, disse que não trabalha com a hipótese de que qualquer um de seus funcionários tenha participado do roubo:

¿ Ainda estamos avaliando se vamos ou não abrir sindicância. Se houve contradições no depoimento dos vigilantes, que são terceirizados, o Ministério Púbico e a Justiça devem fazer o que acharem melhor.

Foram roubadas as telas ¿Marine¿, de Monet; ¿Dois balcões¿, de Dalí; ¿Jardim de Luxemburgo¿, de Matisse; e ¿A dança¿, de Picasso, além do livro ¿Toros¿, também do mestre espanhol.