Título: MERCOSUL EM DEBATE COM KIRCHNER
Autor: Eliane Oliveira e Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 26/04/2006, Economia, p. 25

Segundo assessor de Lula, conflitos mostram a necessidade de união

SÃO PAULO. Os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e argentino, Néstor Kirchner, reuniram-se ontem à noite em um hotel de São Paulo para avaliar os entraves ao Mercosul e à integração econômica com os demais países latino-americanos. Até as 21h30m a reunião não havia terminado.

¿ O presidente Lula vai conversar sobre 25 assuntos ¿ brincou o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. ¿ Serão todos os assuntos que parecerem importantes ao presidente Kirchner e ao presidente Lula.

Garcia falou dos conflitos que atualmente ameaçam a integração econômica e política na região. Segundo ele, os problemas entre Venezuela e Bolívia, entre Venezuela, Bolívia e Peru, e entre Bolívia e Brasil seriam, ao contrário, um reforço da importância da comunidade.

¿ A comunidade sul-americana é o campo de resolução desses conflitos. No passado nós tínhamos muito mais conflitos do que hoje. O que nós não tínhamos antes era a decisão de praticamente a totalidade dos países da América do Sul de convergir em direção a uma comunidade sul-americana. Isso existe hoje. Agora, pensar que essa convergência vai se fazer sem problemas é no mínimo ingenuidade ¿ disse o assessor.

Citada por Garcia, a questão energética é uma das principais a ser discutida entre os presidentes Lula e Kirchner. No ano passado, por exemplo, o Brasil forneceu regularmente 500 megawatts (MW) de energia elétrica aos argentinos, que enfrentavam uma crise.

O papel da Petrobras no intercâmbio energético entre os dois países também era apontado como assunto da pauta. (Adauri Antunes Barbosa)