Título: PMDB DECIDE ANTECIPAR CONVENÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 27/04/2006, O País, p. 4

Denúncias enfraquecem Garotinho no partido

BRASÍLIA. A fragilidade do ex-governador Anthony Garotinho, atingido por denúncias de irregularidades na sua pré-campanha, e a possível desistência do ex-presidente Itamar Franco de disputar a Presidência da República levaram o PMDB governista a antecipar a convenção do partido para o próximo dia 13. A intenção do grupo é sepultar a idéia de concorrer à sucessão presidencial com um candidato próprio.

A decisão foi tomada ontem em reunião realizada na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RS), e tem o apoio de pelo menos nove dos 17 integrantes da Executiva Nacional e de 13 diretórios regionais.

¿ Chegamos à conclusão que temos votos para vencer (na convenção). Vamos dividir os votos em Goiás, no Paraná e no Rio Grande do Sul ¿ disse o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), após a reunião.

O encontro uniu governistas, oposicionistas e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim. Pelo grupo governista estavam Renan, o senador José Sarney (AP), o líder do partido no Senado, Ney Suassuna (PB), e o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Da ala que faz oposição ao governo Lula estavam os deputados Geddel Vieira Lima (BA) e Moreira Franco (RJ). Os dois lados decidiram se unir para impedir a candidatura de Garotinho e consideram que os problemas no financiamento de sua pré-campanha o enfraquecem.

Garotinho, que pede que a convenção se realize apenas em 10 de junho, estará em Brasília hoje e falará, como pré-candidato, aos cerca de três mil prefeitos que participam em Brasília da IX Marcha Nacional dos Municípios.

A expectativa é de que até o dia da convenção o PSDB terá contornado suas dificuldades e acertado uma coligação com o PMDB paulista, com Orestes Quércia candidato ao Senado na chapa liderada pelo tucano José Serra ao Palácio dos Bandeirantes. Os 52 votos dos convencionais paulistas são considerados decisivos