Título: Empresa e instituto têm o mesmo endereço
Autor:
Fonte: O Globo, 27/04/2006, O País, p. 5

No local registrado como firma de informática, funciona cooperativa que tem como sócios dois doadores da pré-campanha

O endereço da Virtual Line, no Centro de Rio Bonito também é apontado, na Receita Federal, como sede do Instituto Nacional de Aperfeiçoamento da Administração Pública (Inaap). A associação, criada em 23 de maio de 2003, tem como sócio Nildo Jorge Nogueira Raja, sócio da Emprin Empresa de Projetos de Informática. A Emprin também tem sede declarada em Rio Bonito, mas a empresa não funciona no endereço declarado à Receita.

Na lista telefônica, a Virtual Line tem um telefone na Rua do Ouvidor, 90/4º andar. No local, funciona de acordo com pessoas que trabalham no prédio, a cooperativa Pró-Service Consultoria e Cooperativa de Serviços Ltda. Esta cooperativa consta do cadastro de fornecedores do estado e tem como associados dois sócios de empresas que doaram dinheiro para a campanha, Nildo Jorge e Marcos André Coutinho. Ontem O GLOBO esteve na sede da Pró-Service e os advogados da cooperativa disseram que não falariam sobre o caso.

Sindicato diz que não quer ¿informaticoduto¿

Na casa que Nildo declarou como seu endereço, na Taquara, a nova inquilina disse que alugou o imóvel há um mês. Vizinhos disseram que ele se mudou há mais de um ano. Nildo também aparece como sócio no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Treinamento (IBDT), organização cuja sede fica em Saquarema, na Região dos Lagos, e mantém contratos com o governo estadual desde 2003.

O presidente do Sindicato das Empresas de Informática, Benito Peret, afirmou que é comum que microempresas abram sedes em Rio Bonito. Mas lembrou que o faturamento médio de uma empresa desse porte é de R$200 mil por ano. A doação feita pela Emprin, pela Virtual Line e pela Inconsul ao PMDB foi de R$400 mil. Segundo Peret, a Emprin e a Inconsul, outra empresa doadora, não são sindicalizadas. A Virtual Line consta no cadastro do sindicato, que reúne 9.800 empresas desde 2005:

¿ Ficamos chocados com o fato de que as empresas que apareciam como doadoras eram ligadas à informática. Ficamos preocupados que empresa de fachada sejam empresas de informática. Não queremos informaticoduto.