Título: SITUAÇÃO DE PETISTA PREOCUPA O PLANALTO
Autor: Jucimara de Pauda
Fonte: O Globo, 27/04/2006, O País, p. 10

Tarso Genro fará visita a ex-ministro, que reclama de abandono

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém o silêncio, pelo menos de público, em relação ao ex-ministro Antonio Palocci, que hoje prestará esclarecimentos à Polícia Civil de Ribeirão Preto. Mas preocupa seus companheiros no governo e no Planalto a situação de desalento em que se encontra o ex-comandante da economia brasileira. Ontem foi o ministro das Relações Institucionais, o petista gaúcho Tarso Genro, que manifestou preocupação com Palocci, dizendo que vai fazer uma visita a ele. Perguntado sobre o estado de espírito do ex-ministro, ele foi sucinto:

¿ Está ruim.

O ministro lembrou que o baque na vida pessoal e profissional de Palocci foi grande, no momento em que trocou a condição de ministro pela de acusado de ordenar a quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.

O ex-ministro da Fazenda, que já deixou a residência oficial onde morava, no Lago Sul, tem permanecido isolado, sem contatos públicos com amigos ou companheiros de partido. Há duas semanas ele já se queixava com os poucos com quem conversava que estava muito sozinho. Seu estado depressivo, segundo interlocutores, era visível.

Tarso comentou também a atitude do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu que, diferentemente de Palocci, está com todo gás. Contou que no mês passado, logo após assumir o cargo, almoçou com Dirceu para tratar da reeleição de Lula.

Diante da desenvoltura com que Dirceu tem se movimentado ¿ o ponto alto foi a recente reunião com o ex-presidente Itamar Franco ¿ Tarso já trata de delimitar espaços, afirmando que, dentro do governo, não há tarefas de articulação política para o ex-ministro:

¿ Quem faz isso sou eu ¿ disse Tarso ontem.