Título: RELATOR PEDE CASSAÇÃO DE MENSALEIRO DO PP
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 27/04/2006, O País, p. 11

Baixo quórum no Conselho de Ética adia votação do relatório

BRASÍLIA. O deputado Moroni Torgan (PFL-CE) pediu ontem a cassação do mandato do deputado Vadão Gomes (PP-SP), acusado de receber R$3,7 milhões do valerioduto. Em seu relatório, Moroni usou declarações de Marcos Valério, operador do mensalão, e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que em depoimento à CPI dos Correios confirmaram que Vadão beneficiou-se do esquema.

A votação do relatório, no entanto, foi adiada para a próxima semana porque o deputado Nelson Trad (PMDB-MS), contrariado com o baixo quórum de conselheiros na sessão de ontem, pediu vista. Este é o penúltimo caso de mensaleiros em análise no Conselho. O último será de José Janene (PP-PR).

Telefonemas serviram de base ao relatório

Além de incluir as declarações de Marcos Valério e Delúbio, o relator baseou seu parecer em ligações telefônicas trocadas entre Delúbio e Vadão próximas à data do recebimento do dinheiro.

¿ Os telefonemas constituem fortíssimos indícios da participação do acusado nos fatos quem lhe são imputados, corroborando o depoimento das testemunhas de acusação (Marcos Valério e Delúbio).