Título: UM ANO DEPOIS, PRESIDENTE DO INSS ADMITE QUE AS FILAS NÃO ACABARAM
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 27/04/2006, O País, p. 13

BRASÍLIA. Com dificuldades para cumprir a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de acabar com as filas no INSS em abril, o presidente do órgão, Valdir Moysés, já fala em nova data. Agora, está trabalhando para eliminar a longa espera nos postos até o fim do mandato de Lula. O presidente do INSS admitiu que as filas diminuíram, mas não acabaram.

¿ O objetivo dessa gestão é eliminar as filas, o que está acontecendo. Uma série de medidas está sendo tomada. Mas não estamos marcando dia nem hora para a fila acabar ¿ disse Simão. ¿ Não tenho dúvidas que iremos avançar até o fim do ano. Eliminar 100% da fila é nosso objetivo. Estamos criando as condições gerais para isso.

Promessa foi no fim de novembro

No fim de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu acabar com as filas na Previdência.

¿ A ordem é acabar com as filas dando dignidade ao cidadão. A partir de março, começo de abril, podem me cobrar ¿ disse Lula na ocasião.

O ministro da Previdência, Nelson Machado, que estava presente na entrevista chegou a comentar que acabar de vez com as filas seria difícil. Segundo o presidente do INSS, uma das principais medidas que está sendo adotada para reduzir as filas é o agendamento por telefone da perícia médica.