Título: FARO EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Autor:
Fonte: O Globo, 27/04/2006, O País, p. 14

Dalai Lama diz que jornalistas têm obrigação de investigar

SÃO PAULO. O Dalai Lama, principal líder espiritual do budismo, falou ontem à tarde em São Paulo sobre o papel dos jornalistas, em entrevista coletiva. Ele disse que o objetivo de sua terceira viagem ao Brasil, que vai até sábado, é o de promover a consciência do valor humano e a harmonia entre as religiões. Ele explicou que o papel da mídia é muito importante, comparando o faro investigativo dos jornalistas à tromba de um elefante.

¿ Em uma sociedade democrática os profissionais da mídia têm o importante papel de informar de forma correta, têm a obrigação de investigar e passar as informações de forma correta. Gosto de brincar dizendo que devem ter um nariz bastante comprido, como uma tromba de elefante, para farejar e investigar. E tudo isso com motivação sincera, de forma genuína.

O papa do budismo começou falando em inglês, mas usou sua língua natal, o tibetano, em questões que exigiam mais precisão nas respostas. Antes de começar a coletiva, de 45 minutos, Tenzin Gyatso, o Dalai Lama, disse que somos todos iguais e o futuro da humanidade depende de todos e está nos ombros de cada um.

O Dalai Lama falou sobre a singularidade das tradições religiosas e a necessidade de respeito recíproco.

¿ Nós devemos considerar todas as tradições religiosas do mundo como algo singular, único. Temos a aprender com outras tradições.

Durante a visita ao Brasil o Dalai Lama fará várias palestras. A primeira delas será hoje, das 10h às 16h, no Tempo Zu Lai, em Cotia, na Grande São Paulo, quando falará sobre ¿Natureza e treinamento da mente no budismo tibetano¿. Amanhã, no Palácio de Convenções do Anhembi, das 10h às 12h, ele falará sobre ¿Mente e corações abertos¿. No sábado, das 10h às 12h, faz a conferência ¿O poder da compaixão¿ no Ginásio do Ibirapuera. Depois ele vai inaugura o Espaço Gandhi em frente ao Parque do Ibirapuera e, das 15h às 17h, participa na Catedral da Sé de celebração inter-religiosa ao lado do cardeal arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes.