Título: UM DIA SEM MÃO-DE-OBRA ESTRANGEIRA
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 27/04/2006, O Mundo, p. 32

Imigrantes não trabalharão e farão boicote ao comércio na segunda-feira

WASHINGTON. Animados com o êxito de sua marcha de protesto contra o projeto da nova lei de imigração, realizada no último dia 10, imigrantes ¿ legais e ilegais ¿ realizarão uma manifestação dupla segunda-feira nos Estados Unidos sob o mote ¿Um dia sem imigrantes¿.

Eles farão uma greve de 24 horas e, ao mesmo tempo, vão boicotar o comércio neste período: prometem não comprar nada e, os que têm negócios, nada venderão naquele dia.

¿ Vamos mostrar o quanto valemos para a economia deste país. Que nesse dia se note a ausência dos que limpam casas, dos que as constroem, dos que trabalham em restaurantes, dos que colhem frutas ¿ disse ontem Ricardo Juarez, coordenador do grupo Mexicanos sem Fronteiras, que está organizando a manifestação em Washington.

Ao mesmo tempo, imigrantes mexicanos ¿ que são a maioria dos 12 milhões que entraram ilegalmente nos EUA ¿ estão telefonando aos seus parentes no México, instigando-os a também realizar um boicote a produtos e empresas americanos.

Além de uma marcha pelo centro da Cidade do México, haverá uma concentração em frente à embaixada americana.

Embora o 1º de maio seja feriado mundial, é um dia normal nos EUA, onde a comemoração do Dia do Trabalho acontece em 2 de setembro. Segundo Juarez, o propósito da manifestação vai além da luta pela legalização dos imigrantes:

¿ Queremos demonstrar, aqui nos EUA, que não somos uma presença apenas no trabalho. Queremos que nos considerem, em primeiro lugar, seres humanos. Chegou a hora de dizer ¿basta¿ ¿ disse ele.