Título: EUA: PADARIA BRASILEIRA É ALVO DA IMIGRAÇÃO
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 27/04/2006, O Mundo, p. 32

Operação conta com ajuda de brasileiro infiltrado para prender 1.128 trabalhadores ilegais em 26 estados

NOVA YORK. Um brasileiro infiltrado na empresa holandesa IFCO Systems levou o Serviço de Imigração a prender sete gerentes e 1.128 trabalhadores ilegais em 26 estados americanos, entre eles muitos do Brasil. A empresa, grande fabricante de munição, estava sob investigação desde fevereiro quando um grupo de americanos demitidos denunciou que a companhia empregava imigrantes com documentos falsos.

O nome do brasileiro está protegido sob sigilo judicial mas no inquérito consta que ele foi contratado pela IFCO para a sua fábrica de Framingham ¿ uma cidade a 20 minutos de Boston onde moram cerca 25 mil brasileiros ¿ e encarregado do treinamento de funcionários de língua portuguesa ou espanhola.

Sob o argumento de que poderia servir de intérprete na contratação de novos empregados, acompanhou o gerente Michael Ames à Bakery Brasil, uma padaria brasileira que serve de ponto de encontro para imigrantes à procura de trabalhos avulsos. Falando português, pediu a uma das brasileiras que fizesse o recrutamento. A moça comprometeu-se a levá-los à fábrica mas avisou que todos eram ilegais.

Era a deixa que o Serviço de Imigração esperava para iniciar a operação e prender todos os trabalhadores da IFCO com documentos de seguridade social falsos, uma espécie de CPF que permite às empresas declará-los como empregados regulares.

¿A operação foi só o início, não vamos tolerar mais imigrantes trabalhando ilegalmente, seja qual for o tamanho da empresa¿, disse a chefe da operação Julie Mayers ao ¿Metropolitan¿, jornal da comunidade brasileira na região de Boston.