Título: Baião de dois
Autor: Tereza Cruvinel
Fonte: O Globo, 28/04/2006, O GLOBO, p. 2

Com os reveses sofridos pelo pré-candidato Garotinho e a escassa convicção de que o ex-presidente Itamar Franco irá mesmo apresentar seu nome à convenção do PMDB, a disputa presidencial vai se encaminhando para um mano a mano entre o presidente Lula e o candidato tucano Geraldo Alckmin. Diante disso, os partidos à esquerda do PT já discutem a unificação de suas candidaturas.

Com o PMDB se encaminhando para uma posição de independência no pleito presidencial, está aberta a temporada de caça às alianças com o partido. Tucanos e petistas estão fazendo seus lances em diversos estados, com vantagem para os tucanos no que mais importa, São Paulo. Ali, o PSDB já cogita até entregar ao PMDB a vaga de vice e a de senador na chapa de José Serra a governador. Seria possível assim acomodar tanto o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, como o ex-governador Orestes Quércia. Há problemas com o PFL em diferentes estados mas acreditam os tucanos que ali não teriam do que reclamar. Já herdaram a prefeitura e o governo estadual. Também em Minas o PMDB fica com o governador tucano Aécio Neves, que disputará a reeleição. Há conversas avançadas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, entre outros estados. Lula terá seu quinhão: o apoio de caciques como Renan Calheiros e José Sarney e de governadores como Maranhão (PB) e Eduardo Braga (AM). Atrair o PMDB, para um lado e para o outro, é importante não apenas por razões eleitorais mas também para o futuro, para a composição de uma coalizão de governo.

Para Alckmin, as alianças com o PMDB talvez não compensem a supressão de uma terceira candidatura como a de Garotinho, que poderia levar a disputa para o segundo turno. Mas se os adversários da candidatura própria no PMDB conseguirem mesmo se livrar dela na convenção que esperam antecipar para 13 de maio, a campanha será como Alckmin mesmo já definiu: um Fla-Flu.

À luz das pesquisas de hoje, o Fla-Flu favoreceria o presidente Lula, mas os tucanos não se dizem abalados com isso.

¿ Esta campanha nem começou. Só os amadores acham que o quadro vai ficar assim até outubro. O Alckmin vai crescer ainda antes do início da campanha na televisão. Só agora começou a circular e ainda nem montou sua chapa. Não tememos o Fla-Flu, pelo contrário ¿ dizia ontem o governador de Minas, Aécio Neves, integrado ao esforço para resolver os problemas locais que emperram a aliança PSDB-PFL.

Reuniu-se longamente com os senadores ACM e Tasso Jereissati e, no STF, negou repetidas vezes que Alckmin possa vir a ser trocado por Serra:

¿ Esta chance existe tanto quanto a de Lula não ser candidato. Aliás, o presidente andou apontando os problemas de nossa aliança. Aproveito para dizer que a paz do PT deve ser a paz dos cemitérios. O PT acabou, por isso não tem mais brigas internas.