Título: `Brasil terá o melhor 1º de Maio em 20 anos¿
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 28/04/2006, O País, p. 14

`Lula acha que inventou o Brasil¿, diz Tasso

BRASÍLIA. Ao chegar ontem para a posse da ministra Ellen Gracie, o presidente Lula afirmou que o trabalhador brasileiro terá o melhor 1º de Maio dos últimos 20 anos por causa de medidas adotadas no seu governo, como o aumento do salário-mínimo e das aposentadorias e pensões do INSS. Mas admitiu que ainda há uma ¿dívida secular¿ com os trabalhadores brasileiros.

¿ Acredito que vamos ter o melhor 1º de Maio das últimas duas décadas. É importante lembrar que nos últimos 20 anos no movimento sindical a gente dificilmente conseguia fazer acordo (salarial) acima da inflação. O salário-mínimo foi bem acima da inflação e os aposentados receberam aumento real de salário que há muito não recebiam. Vamos ter um 1º de Maio bom.

Para o presidente, é preciso melhorar o tratamento ao trabalhador brasileiro:

¿ Obviamente sabemos que sempre precisa melhorar porque temos dívidas seculares com o trabalhador brasileiro e estamos recuperando aos poucos, à medida que a economia vai crescendo.

O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), reagiu com ironia:

¿ O presidente está convencido de que inventou o Brasil, a História do Brasil. Acho que o que ele inventou mesmo foi o mensalão.

E disse não ver o que comemorar no 1º de Maio:

¿ O que temos para comemorar é termos desperdiçado o melhor período de crescimento, aí sim, da história do mundo, que o Brasil jogou fora nos últimos anos.

Ao sair do STF, Lula enfrentou uma tímida manifestação de mata-mosquitos, demitidos no governo Fernando Henrique, que pediam seus empregos de volta.

Lula disse que manterá uma relação de respeito com o Supremo, qualquer que seja o seu presidente.