Título: HELICÓPTERO CAI EM SP E TRÊS MORREM
Autor:
Fonte: O Globo, 28/04/2006, O País, p. 14

Aeronave bateu na fiação; o piloto e dois passageiros foram carbonizados

SÃO PAULO. A queda de um helicóptero na Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, provocou pânico e terminou de forma trágica: os três ocupantes morreram carbonizados. Por volta das 14h, o helicóptero modelo Bell 203 Jet Ranger, prefixo PT-HOQ, que pertencia à empresa Plana Brasil Táxi Aéreo, caiu na Rua do Curtume. A aeronave estava prestando serviço para a Eletropaulo. Morreram o piloto Átila Limp da Costa Mafra, de 30 anos, e os técnicos da Eletropaulo José Oliveira de Souza, de 35 anos, e Marcelo da Silva, de 30 anos. Os três são casados. Souza é pai de dois filhos e a esposa de Mafra está grávida de cinco meses.

Testemunhas disseram que a aeronave parecia apresentar algum problema técnico, pois estava voando baixo, e os passageiros estavam desesperados. Um deles teria tentado se atirar da aeronave, que bateu no teto da empresa DGT Logística, onde 150 pessoas estavam trabalhando, e na fiação elétrica dos dois lados da ruas.

¿ Percebemos que havia algo errado pelo barulho que o helicóptero fazia. Ele bateu no teto da empresa e explodiu pela primeira vez. Depois, ao bater na fiação explodiu pela segunda vez. Todos ficaram muito asustados. Só víamos a fumaça ¿ contou Valter Sanches Gonçales, diretor comercial da empresa.

O barulho chamou a atenção dos funcionários da empresa DGT Logística. O responsável pela manutenção, César Augusto Ortiz Teixeira, foi um dos primeiros a chegar no local.

¿ Ouvi o estrondo e, quando saí, vi o helicóptero pegando fogo ¿ disse.

O Corpo de Bombeiros isolou a área e informou que não há risco de explosão. O asfalto foi molhado para ajudar no resfriamento da cabine. As causas do acidente serão investigadas.

O helicóptero havia decolado no Campo de Marte, em Santana (zona norte de São Paulo). A Plana Brasil divulgou nota informando que as causas do acidente serão divulgadas pelo DAC no prazo de 30 dias. A Anac (Agência de Aviação Civil) informou que piloto e helicóptero estavam com certificados e documentação atualizados.