Título: CHINA ELEVA TAXA BÁSICA PARA DESACELERAR CRESCIMENTO
Autor: Patricia Eloy
Fonte: O Globo, 28/04/2006, Economia, p. 29

Juro, que não subia desde 2004, passou de 5,58% para 5,85% ao ano. Nos EUA, Fed indica fim de aperto

PEQUIM. Num movimento que não era esperado pelos analistas, o Banco Popular da China, o banco central chinês, elevou a taxa de juros básica de 5,58% ao ano para 5,85% ¿ ou 0,27 ponto percentual ¿ numa tentativa de frear o desenvolvimento acelerado do país, que cresceu 10,2% no primeiro trimestre do ano. As taxas de juros não subiam desde outubro de 2004. Num texto publicado em seu site na internet chinesa, o Banco Popular explica vagamente a decisão:

¿O aumento da taxa visa a garantir os resultados do controle macroeconômico e se encaixa no conjunto de medidas tomadas para manter o crescimento saudável da economia¿.

Mas os economistas não esperavam um aumento nas taxas e apostavam em outra alta no depósito compulsório dos bancos. Para eles, a elevação no custo dos empréstimos mostra maior autonomia do BC chinês no comando da política econômica, já que a maioria dos integrantes do Conselho de Estado da China, o Executivo do país, não desejava medidas mais duras, capazes de afetar mais amplamente o crescimento.

Além disso, a inflação chinesa está sob controle ¿ o próprio BC prevê uma taxa de 2% para o ano ¿ o que fazia os analistas reforçarem as apostas em restrições mais seletivas sobre os setores da economia que se encontram efetivamente superaquecidos, como construção civil, energia e mineração. A China é hoje o maior consumidor de aço e cobre do mundo e o segundo maior consumidor de petróleo.

Bernanke: Fed quer pausa para examinar ritmo da economia

Já o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, admitiu ontem pela primeira vez que a instituição pode, em algum momento, fazer uma pausa no ciclo de aperto monetário, que já dura 22 meses. Segundo ele, a pausa seria para avaliar o ritmo da economia.

Em discurso ante o comitê econômico misto do Congresso americano, Bernanke disse que a economia deve desacelerar, mas, mesmo que isso não ocorra, o comitê de política monetária do Fed deve optar por um intervalo.

¿ Em algum momento no futuro, o comitê pode decidir não agir em uma ou mais reuniões para dar mais tempo para receber informações relevantes para a perspectiva (da economia) ¿ disse Bernanke.

(*) Com agências internacionais