Título: URIBE CAI NAS PESQUISAS E PODE DISPUTAR 2º TURNO
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 28/04/2006, O Mundo, p. 34

Intenções de voto em presidente da Colômbia caem 8,4 pontos, mas índice ainda é de 55%

BOGOTÁ. Depois de meses em que a eleição presidencial colombiana parecia já estar decidida, tamanho o favoritismo do presidente Alvaro Uribe, uma pesquisa divulgada ontem movimentou o cenário eleitoral do país. Em um mês, Uribe caiu 8,4 pontos percentuais, o que poderia levar a eleição do dia 28 de maio para o segundo turno.

Segundo a pesquisa Invamer Gallup, publicada ontem em 14 jornais colombianos, Uribe tem 55,7% das intenções de voto, contra 64,1% no mês passado. Em julho de 2005, o presidente chegou a ter 70,2% das intenções de voto. Se ele não conseguir metade mais um dos votos terá de participar do segundo turno.

¿ Há um mês a possibilidade de um segundo turno estava bastante distante. Hoje a vantagem (de Uribe) caiu. E a curva de queda está se acelerando ¿ disse Jorge Londoño, do Gallup.

Dois candidatos lutam para chegar em segundo lugar. Horacio Serpa, do Partido Liberal Colombiano, tem 17,9%, tendo caído quase dois pontos percentuais em relação ao mês passado. Quem subiu fortemente foi o candidato esquerdista do Pólo Democrático Alternativo, Carlos Gaviria, que passou de 9,9% para 14,3% entre março e abril. No ano passado, Gaviria tinha 1,8%.

Escândalos e recusa a debate prejudicam presidente

Analistas políticos creditam a queda de Uribe a recentes escândalos que sujaram a imagem de seu governo, além da decisão de não participar de debates.

O maior escândalo são as denúncias contra o diretor da agência de inteligência de seu governo, Jorge Noguera, que é acusado de ter ligações com esquadrões da morte, para os quais teria dado nomes de sindicalistas e defensores dos direitos humanos. Ele também teria fraudado 300 mil votos nas eleições de 2002. Uribe continua respaldando Noguera, que agora é cônsul em Milão.