Título: Corpo errado é enviado à Austrália
Autor:
Fonte: O Globo, 28/04/2006, O Mundo, p. 35

MELBOURNE, Austrália. A já traumatizada família do recruta Jake Kovco, o primeiro militar australiano morto no Iraque, sofreu novo baque na madrugada de ontem quando se descobriu que o corpo enviado do Kuwait para Melbourne não era o do jovem de 25 anos. O erro só foi descoberto na chegada do avião, um vôo comercial, a Melbourne. O militar morreu no dia 21 de abril quando sua arma disparou acidentalmente em Bagdá.

O ministro da Defesa, Brendan Nelson, definiu o incidente como ¿terrível e inaceitável¿ e exigiu explicações sobre o engano, ordenando que o corpo seja levado imediatamente para a Austrália, se necessário num avião alugado. O premier John Howard, que recebeu um telefonema da viúva do recruta, desculpou-se publicamente numa entrevista à Rádio 3AW.

¿ Quero que a senhora Kovco saiba que em nome do governo estamos profundamente sentidos com o que ocorreu. Descobriremos o que aconteceu ¿ disse Howard.

Segundo o premier, Shelley Kovco ficou muito aborrecida com o erro e quer o corpo do marido de volta o mais rapidamente possível.

Jake Kovco estava no Iraque desde março e servia no Real Regimento Australiano. A Austrália mantém atualmente 1.300 militares no Iraque, incluindo uma força-tarefa de 450 soldados que protege engenheiros militares japoneses envolvidos em ações humanitárias.