Título: GUERRA AOS HISPÂNICOS
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 28/04/2006, O Mundo, p. 35

Campanha racista contra imigrantes toma as ruas nos EUA

WASHINGTON. O cartaz exibe em letras enormes uma frase que serve de moldura à fotografia de um mexicano com a cabeça coberta por um característico sombreiro: ¿Se é marrom, puxe a descarga!¿. No chapéu do personagem está escrita, a título de identificação, outra mensagem ofensiva: ¿Escória sub-humana latino-americana¿.

Trata-se de mais uma manifestação do crescente movimento racista anti-hispânicos nos Estados Unidos, estimulada pelo polêmico debate sobre o projeto da nova lei de imigração. Grupos supremacistas, neonazistas e inclusive a Ku Klux Klan decidiram unir forças para combater a proposta do presidente George W. Bush para facilitar a entrada de trabalhadores da América Latina, em especial do México.

¿Traga nossas tropas de volta para casa e coloque-as na fronteira com o México¿, sugere outra mensagem ¿ esta na forma de um adesivo que tem sido visto em vidros e pára-choques de carros. Além de frases desse tipo em cartazes, adesivos e panfletos, várias pessoas têm manifestado de viva voz o repúdio aos hispânicos. É o caso de Hal Turner, que tem um programa de entrevistas numa rádio de Nova Jersey. Ele sugere que os imigrantes ilegais sejam mortos ao entrarem nos EUA.

¿ Há anos venho advogando publicamente no meu programa que se atire para matar nos imigrantes mexicanos assim que eles cruzarem a fronteira para entrar nos Estados Unidos. Eu planto as sementes verbalmente e elas crescem na mente das pessoas. Tenho orgulho de advogar essas mortes ¿ costuma repetir Tuner, com convicção.

A falta de providências das autoridades em relação a essas manifestações levou a Liga Anti-Difamação (ADL, na sigla em inglês) ¿ que desde 1913 combate o anti-semitismo ¿ a lançar ontem uma campanha nacional de denúncias contra grupos racistas que, segundo a entidade, ¿declararam aberta uma estação de caça aos imigrantes¿.

¿Motivando suas ações está a convicção central da moderna ideologia supremacista: de que a própria raça branca está ameaçada de extinção ¿por uma crescente maré de cor, controlada e manipulada pelos judeus¿, diz o manifesto da ADL. Seus diretores afirmam que a população imigrante latino-americana se tornou o alvo principal desses grupos.

¿O nível e a intensidade de seus ataques contra hispânicos atingiu um estágio perigoso, com extremistas de direita juntando-se a grupos antiimigração, distribuindo propaganda antiimigrantes e realizando freqüentes concentrações para protestar contra a aceitação de imigrantes¿, diz ainda a ADL.