Título: CONDOLEEZZA COBRA DA ONU ATITUDE COM O IRÃ
Autor:
Fonte: O Globo, 28/04/2006, O Mundo, p. 35

Teerã volta a desafiar Ocidente reafirmando que continuará produzindo urânio enriquecido

SOFIA. A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse ontem que o Conselho de Segurança da ONU precisa estar pronto para tomar uma atitude em relação ao Irã se este não atender à exigência internacional de conter suas ambições nucleares. Num encontro com ministros do Exterior de países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Sofia, capital da Bulgária, Condoleezza afirmou:

¿ Não é preciso dizer que os Estados Unidos acreditam que, para ter credibilidade, o Conselho de Segurança da ONU precisa, é claro, agir.

Ela acrescentou esperar que o Conselho ¿esteja preparado para tomar uma atitude¿.

A declaração foi dada na véspera de a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) apresentar um relatório ao Conselho sobre as atividades nucleares do Irã. Antevendo uma continuidade do impasse entre a comunidade internacional e o Irã, Condoleezza considerou ¿altamente improvável¿ que o país concorde em interromper a produção de urânio enriquecido, anunciada semanas atrás pelo governo de Teerã.

De fato, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, reafirmou ontem que seu país continuará enriquecendo urânio.

¿ Se acham que nos reprovando com resoluções poderão impor alguma coisa à nação iraniana ou forçá-la a desistir de seu direito óbvio, ainda não sabem de nosso poder ¿ disse ele num comício no norte do país. ¿ Obtivemos a tecnologia para produzir combustível nuclear. Ninguém pode tirar isso de nossa nação.

EUA estariam dispostos a fazer acordo com Rússia

A expectativa é de que Mohamed ElBaradei, chefe da AIEA, diga hoje ao Conselho que o Irã não interrompeu a produção de urânio enriquecido ou que não respondeu completamente às perguntas sobre seu programa nuclear apresentadas há um mês. Países ocidentais suspeitam que o Irã esteja tentando fabricar armas nucleares, o que Teerã nega, garantindo que seu objetivo é utilizar o urânio em usinas de energia.

EUA, França e Reino Unido são favoráveis a sanções limitadas ao Irã, se este não atender às exigências, mas encontram resistência de Rússia e China. Cada um desses cinco países pode vetar decisões do Conselho, por serem seus membros permanentes. Fontes americanas disseram que os EUA estão discutindo a possibilidade de um acordo de energia nuclear com a Rússia que ajudaria Moscou a se afastar da cooperação com o Irã.