Título: SINTOMAS DO JEJUM, SÓ EM CINCO DIAS
Autor: Maria Lima e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 02/05/2006, O País, p. 3

Desidratação e enfraquecimento são primeiras conseqüências

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj), Paulo Cesar Geraldes, explicou que uma pessoa é capaz de ficar mais de um mês sem alimentação, desde que hidratada. Segundo Geraldes, ao permanecer sem comer, o ex-governador Anthony Garotinho deve começar a apresentar os primeiros sintomas a partir do quinto ou sexto dia de jejum, entre eles: desidratação, falta de proteínas, falta de glicose e enfraquecimento geral. A perda de líquidos e sais provoca, logo nas primeiras semanas, forte emagrecimento.

Geraldes apontou que o artigo 51 do Código de Ética Médica veda ao profissional tentar obstruir a greve de fome de qualquer pessoa física e mentalmente capaz. Nestes casos, o procedimento médico deve se pautar por alertar as possíveis complicações provocadas pelo jejum prolongado e interferir apenas em caso de risco de morte iminente.

¿ Do ponto de vista ético, estas são as normas em casos como este. Deve haver também um cuidado em especial para o caso de o ex-governador apresentar algum histórico de doença, que pode ser potencializada durante a greve de fome.