Título: LULA COMETE ATO FALHO E ADMITE A REELEIÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 02/05/2006, O País, p. 9

Presidente fala como se já fosse candidato e diz que considera a `hipótese de uma aliança com o PMDB¿

SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). Ao falar com jornalistas, na saída da missa em São Bernardo do Campo em comemoração ao 1º de Maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cometeu um ato falho e falou como se já fosse candidato à reeleição. Ele citou sua presença na abertura do 13º Encontro Nacional do PT, sexta-feira passada, e disse que seu discurso na ocasião não deve ser entendido como pressão ao partido.

¿ O PT tem que ter maturidade para saber a importância da reeleição ¿ disse Lula, corrigindo-se em seguida. ¿ Para saber da importância da aliança política para o processo da reeleição ¿ disse o presidente.

Lula disse ainda que trabalha com a ¿hipótese de uma aliança com o PMDB¿, mas negou que esse desejo implique pressões para que o partido deixe de ter candidato próprio.

¿ Tenho dito em todos os momentos à direção do PMDB que jamais farei qualquer gesto para que o PMDB não tenha candidato. Não tem nenhum problema. O importante é saber o que está em jogo no Brasil. E o PMDB tem um papel importante nisso ¿ afirmou.

Sobre reeleição, Lula diz que não tem pressa

Sobre disputar ou não à reeleição, Lula voltou a dizer que não tem pressa para formalizar sua candidatura à reeleição, lembrando mais uma vez que tem até 30 de junho para tomar a decisão. Durante a missa em homenagem ao trabalhador ontem pela manhã, ele afirmou que o povo é que deve julgá-lo.

¿ Eu acho que o julgamento dessa gente e o meu julgamento não pode ser feito pelo baixo nível da disputa pela imprensa, tem que ser feito pelo comportamento do povo. São vocês que vão julgar quem é quem na política brasileira ¿ disse o presidente, em mais uma manifestação em tom de campanha, durante a missa do trabalhador, no púlpito da Igreja Matriz de São Bernardo do Campo.