Título: ALCKMIN FAZ NOVA INVESTIDA NO NORDESTE
Autor: Sandra Nagano
Fonte: O Globo, 02/05/2006, O País, p. 10

Pré-candidato do PSDB critica Lula em peregrinação religiosa no Cariri

JUAZEIRO DO NORTE (CE). O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, chegou ontem na região do Cariri, Ceará, para continuar sua maratona eleitoral pelo Nordeste, região onde ainda é um político desconhecido. Em um encontro com lideranças do PSDB na cidade de Crato, ontem, o tucano falou sobre a baixa taxa de crescimento do país e fez críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, no entanto, o senador Tasso Jereissati, presidente nacional do PSDB, roubou a cena com críticas mais contundentes ao adversário petista.

Desde o primeiro dia no Cariri, no domingo, em vários momentos, Alckmin repetiu o discurso de que o Brasil necessita crescer. Alfinetou o presidente Lula, seu principal oponente nas urnas, sobre a suposta conivência do petista aos esquemas de mensalão e caixa em campanhas eleitorais do PT.

¿ O governo do PT abandonou a agenda do crescimento, do emprego, da renda e do trabalho. Lula fala que o Brasil não tem pressa para crescer ¿ afirmou o tucano.

Em discurso, na cidade de Crato, o senador Tasso Jereissati disse que Lula não é mais nordestino.

¿ Ele já foi, mas agora ele fala espanhol com o Hugo Chavez ¿ afirmou Tasso.

No segundo dia da visita a Juazeiro do Norte, no Ceará, o pré-candidato do PSDB à Presidência teve uma agenda religiosa. Logo pela manhã, participou de uma missa na Igreja Matriz da cidade. Em seguida, visitou a o Horto de Juazeiro, onde fica a estátua de Padre Cícero, reverenciado como santo pela população nordestina.

Ao final da missa, o candidato tucano se ajoelhou sobre o túmulo que guarda os restos mortais de Monsenhor Murilo de Sá Barreto, pároco que era reverenciado pelos romeiros que, todo ano, lotam a cidade de Juazeiro do Norte, em louvor a Padre Cícero. O monsenhor chegou a ser denominado Vigário do Nordeste.