Título: LULA MINIMIZA INDICIAMENTO DE PETISTA
Autor: Flávio Freire e Jucimara de Pauda
Fonte: O Globo, 29/04/2006, O País, p. 12

`Eu acho que essa é a tramitação normal de um país democrático¿, diz

SÃO PAULO e RIBEIRÃO PRETO. Um dia depois de o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci ser indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e peculato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a decisão deve ser tratada como uma ¿tramitação normal¿ da democracia. Cabe a Palocci, segundo Lula, resolver o problema na Justiça.

¿ Eu acho que o indiciamento é o começo de um processo. O fato de alguém ser indiciado não prova que a pessoa é culpada ou inocente. Prova que a pessoa tem que resolver o seu problema no Poder Judiciário. Eu acho que essa é a tramitação normal de um país democrático, um processo normal da democracia que a gente tem que louvar porque foi uma conquista nossa ¿ disse o presidente ontem durante entrevista coletiva no Expo Center Norte, onde esteve para participar do II Feirão de Imóveis da Caixa Econômica Federal (CEF).

Palocci foi indiciado pela Polícia Civil por conta de supostas irregularidades em contratos com empreiteiras à época em que foi prefeito de Ribeirão Preto. Durante visita ao feirão da casa própria, promovido pela Caixa Econômica Federal, Lula fez questão de destacar que as instituições do país funcionam.

¿ O Ministério Público e a Polícia Federal fazem a denúncia e você, então, vai se defender ¿ disse Lula.

Delegado reafirma envolvimento de Palocci

O delegado seccional de Ribeirão Preto, Benedito Antônio Valencise, reafirmou ontem que o ex-ministro da Fazenda comandou o suposto esquema de superfaturamento da limpeza pública em Ribeirão Preto que pode ter causado prejuízos de R$30,7 milhões aos cofres públicos.

¿ Palocci era o líder de acordo com as provas. Ele determinava o que deveria ser feito e coordenava os demais no esquema fraudulento. Abaixo dele estavam o chefe da Casa Civil e a superintendente do Daerp ao lado da Leão & Leão e outras pessoas envolvidas ¿ comentou o delegado.

O depoimento de Palocci foi acompanhado pelo promotor Daniel de Angelis. Ele não quer comentar os próximos passos do Ministério Público na investigação.

¿ O depoimento foi o que era esperado. Ficaríamos surpresos se ele tivesse dito algo mais do que disse. Na próxima semana vamos acompanhar todos os depoimentos que ocorrerem na Seccional ¿ avisou o promotor.

* Especial para O GLOBO