Título: MEIRELLES: ATA DO BC NÃO INDICA RUMO DOS JUROS
Autor: Aguinaldo Novo e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 29/04/2006, Economia, p. 28

Lula descarta divergência na sua equipe e diz que todos têm que se enquadrar ao governo

SÃO PAULO. Um dia após sinalizar ao mercado um freio no corte dos juros, o Banco Central mudou o tom. Em almoço com executivos de finanças em São Paulo, o presidente do BC, Henrique Meirelles, afirmou ontem que a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) não traz ¿uma indicação precisa¿ sobre o rumo dos juros.

¿ A ata é extremamente clara, direta. Não fornece indicação precisa sobre se a próxima decisão vai ser essa ou aquela. Se fosse assim, publicaríamos uma tabela com as projeções ¿ afirmou ele.

Ressaltando que a ata é auto-explicativa, Meirelles disse que o Copom não fala sobre o que não tem decisão.

¿ Cada palavra (do texto) é debatida de forma ampla. Se o BC afirma que existe incerteza sobre um assunto é porque existe incerteza.

Os termos da ata teriam reacendido as divergências entre Meirelles e o ministro da Fazenda, Guido Mantega ¿ defensor de reduções maiores da Selic. Perguntado sobre isso, Meirelles respondeu que não há divergências.

¿ A sintonia e a facilidade de trabalho entre a Fazenda e o BC está indo muito bem, está forte. Minha sintonia e meu diálogo com o ministro Mantega são os melhores possíveis ¿ disse o presidente do BC.

O presidente Lula também fez questão de minimizar o suposto atrito na sua equipe e garantiu que os juros continuarão em queda.

¿ Não há uma disputa entre o Guido e o Banco Central. E se alguém tem divergência com alguém, essa divergência será dirimida pelo presidente da República ¿ disse Lula.

Ele afirmou que tanto Banco Central como Ministério da Fazenda devem se enquadrar à orientação do governo:

¿ Não tem que ter duas posições, tem que ter uma. Qual é a posição? É a do governo. E o Banco Central se enquadra, o Ministério da Fazenda se enquadra, eu me enquadro e todo mundo trabalha e vive tranqüilo.