Título: Exportadores podem ter linha de crédito especial
Autor: Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 29/04/2006, Economia, p. 28

Beneficiados seriam os setores com dificuldades por causa do dólar baixo

SÃO PAULO. O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, afirmou ontem que o BNDES poderá formatar linhas de crédito específicas para ajudar setores que estão enfrentando dificuldades para exportar por causa do dólar muito desvalorizado frente ao real. Furlan reconheceu que o câmbio nos níveis atuais ¿ a cotação do dólar ficou ontem abaixo de R$2,10 ¿ está criando problemas para diversos setores exportadores.

¿ Estamos reunindo nossas equipes com esses segmentos em busca de alternativas, com a parceria do BNDES para que aporte recursos de financiamento para que as empresas possam passar por esse período de aperto ¿ disse ele.

Segundo Furlan, duas linhas especiais já foram criadas no BNDES para ajudar exportadores, uma de financiamentos para embarques em reais, e outra de capital de giro para pequenas e médias empresas. Furlan disse que os setores devem encaminhar seus pleitos ao BNDES, que estaria disposto a formatar linhas específicas.

Indústrias dos setores calçadista e automobilístico, segundo ele, já estariam se valendo dessas linhas especiais.

O ministro lembrou que nem todos os setores estão em dificuldades. Caso dos que utilizam muitos insumos importados, que estariam se beneficiando dessa forte valorização do real. Ou aqueles cujos preços dos produtos subiram em conseqüência do aumento da demanda mundial.