Título: RECEITA ESTIMA QUE 22 MILHÕES DE PESSOAS DECLARARAM IMPOSTO ESTE ANO
Autor: Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 29/04/2006, Economia, p. 31

Do total, apenas 400 mil enviaram o documento do IR pelos Correios

BRASÍLIA. A Receita Federal recebeu cerca de 22 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física e acredita ter atingido a meta projetada para o ano. Às 20h de ontem, quando se encerrou o prazo para a entrega, o órgão havia recebido 21.610.796 declarações eletronicamente ¿ o total das declarações feitas diretamente no site da Receita, das transmitidas pela internet e das entregues em disquetes nos bancos federais. O órgão estima que 400 mil declarações foram enviadas pelos Correios. O número oficial só sairá em alguns dias.

¿ Terminamos mais um ano de declarações com sucesso. Do total das declarações, 98,2% vieram por via eletrônica, recorde no mundo ¿ disse secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. ¿ Comemoramos também que neste ano não tivemos nenhum problema de congestionamento na transmissões das declarações.

Ele se referiu ao fato de que nos anos anteriores alguns contribuintes tiveram problemas em se comunicar com o site da Receita no último dia. Este ano, a quinta-feira, penúltimo dia da entrega das declarações, foi o mais cheio: 2,360 milhões de documentos foram entregues. Ontem, a Receita recebeu 2,165 milhões de declarações.

¿ Essa é a prova que o brasileiro não deixa mais tudo para a última hora, deixa para a penúltima ¿ brincou o secretário-adjunto da receita Federal, Paulo Ricardo de Souza Cardoso.

Rachid disse ainda que o primeiro lote de restituição deverá estar disponível em 15 de junho e que terão prioridade no recebimento os contribuintes com mais de 65 anos e os que entregaram seus dados no início do prazo, em março.

O secretário disse esperar uma quantidade menor de contribuintes retidos na malha fina este ano. Em 2005, 900 mil declarações caíram nas garras do Leão, número recorde e quase o dobro do registrado no ano anterior: 453 mil.

¿ O aumento do ano passado se deveu ao aprimoramento de nossos sistemas de controle, mas acredito que os contribuintes este ano, até mesmo por isso, ficaram mais atentos ¿ afirmou.

Quem perdeu o prazo só poderá fazer a sua declaração no dia 2 de maio. No ato do envio, receberá a notificação da multa por atraso.