Título: TERROR: RELATÓRIO DOS EUA CRITICA BRASIL
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 29/04/2006, O Mundo, p. 33

Chávez é acusado de afinidade com grupos rebeldes na Colômbia e reage

WASHINGTON. O governo dos EUA se queixou ontem de posições políticas do Brasil que dificultariam a guerra contra o terrorismo internacional. A reclamação está no relatório anual sobre terrorismo em todo o mundo, divulgado pelo Departamento de Estado.

O documento lamenta o fato de o Brasil ¿ter escolhido não estabelecer um sistema que designe nominalmente grupos terroristas¿ ¿ semelhante ao dos EUA, que classifica, por exemplo, o grupo rebelde Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como tal.

Essa posição brasileira, segundo o governo americano, torna difícil definir como crime a filiação de alguém a organizações terroristas. As autoridades americanas se queixam também de o Brasil considerar o Hezbollah um partido político. Para os EUA, trata-se de um grupo terrorista.

O relatório diz ainda que o Brasil impõe muitos obstáculos à extradição de estrangeiros. ¿Isso pode complicar os esforços de governos estrangeiros para levar terroristas fugitivos à Justiça¿, afirma.

Para o Departamento de Estado, o governo do Brasil ¿condena vigorosamente o terrorismo, mas não fornece o necessário apoio político e material para fortalecer as instituições antiterrorismo¿. O informe menciona como indício disso o fato de a proposta de criação de uma nova agência nacional antiterrorismo não ter sido aprovada.

Chávez diz que Bush quer aterrorizar o mundo

Ao referir-se a locais onde terroristas costumam se refugiar para planejar atos de terrorismo ¿ e sugerindo que a tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai seria um deles ¿ o documento diz que essas áreas ¿tendem a ser localizadas ao longo de fronteiras entre países de governos ineficientes.

O Departamento de Estado foi duro com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez: disse que ele tem afinidade com organizações terroristas. Chávez reagiu:

¿ Quem tem uma profunda afinidade com os terroristas é George W. Bush. Ele é um terrorista que chegou a chefe de Estado e quer aterrorizar o mundo inteiro.

A declaração foi dada em meio a críticas à decisão dos EUA de libertar dois ex-militares venezuelanos que fugiram do país em 2003, dizendo-se perseguidos pelo presidente, que pedia a extradição de ambos.

O relatório diz que a afinidade de Chávez com as Farc e o Exército de Libertação Nacional (ELN) ¿limita a cooperação venezuelana com a Colômbia no combate ao terrorismo¿.