Título: `À NAÇÃO BRASILEIRA¿
Autor: Aydano André Motta
Fonte: O Globo, 01/05/2006, O País, p. 3

Desde o dia em que meu nome começou a se tornar uma opção de milhões de brasileiros contra o modelo neoliberal que vem destruindo a nação brasileira, venho sofrendo uma campanha mentirosa e sórdida, tentando desconstruir a minha imagem como administrador, homem público e ridicularizando minhas posições cristãs e éticas.

¿O sistema financeiro, os bancos e a grande mídia, liderada pelas Organizações Globo e pela revista `Veja¿ ¿ com o indisfarçável patrocínio do governo Lula ¿ mentem e não me dão o direito de defesa. Usam a mentira como arma política. Tudo com um só objetivo: impedir que me torne candidato a presidente da República e rompa com este modelo econômico que, ao longo de anos, tem trazido desemprego, fome e miséria para milhões de brasileiros. Um sistema que vem destruindo a nacionalidade brasileira, humilhando as Forças Armadas, entregando nosso patrimônio à ganância estrangeira e, sobretudo, aviltando nossos valores éticos, morais e de amor ao Brasil.

¿Onde está o meu patrimônio? Em mais de vinte anos de vida pública, o único bem que possuo é a casa que herdei de meus pais na cidade onde nasci.

¿O amor que tenho pelo povo brasileira é o verdadeiro motivo de tanto ódio contra mim.

¿Eles mentem, mentem, mentem. Não há nessas reportagens nenhum interesse em informar à população. E sim em caluniar e confundir a opinião pública a poucos dias da definição de minha candidatura a presidente da República. Numa falta de respeito com os seus leitores, a `Veja¿, em sua última edição, chegou ao absurdo de afirmar que eu havia alugado avião de um traficante. Quando, na verdade, foi locado a uma empresa de táxi aéreo, que opera a aeronave por decisão do administrador judicial designado pela Justiça Federal do Mato Grosso.

¿Convenhamos, toda essa perseguição não acontece por acaso. Trata-se de covarde estratégia para impedir minha candidatura. Tenho suportado até agora os golpes mais baixos e as infâmias mais cruéis dos representantes desses grupos. Mas tudo tem limite.

¿Não destruirão a minha honra e minha vida dedicada ao povo brasileiro com suas mentiras. Ao contrário, ofereço o meu sacrifício para que o povo brasileiro conheça a verdade face de seus exploradores. Por isso, como forma de protesto, inicio, a partir deste momento, uma greve de fome como último recurso em defesa da verdade que tem sido escamoteada do povo brasileiro. E até que:

¿a) Seja instituída uma supervisão internacional no processo político-eleitoral brasileiro, assegurando a igualdade de tratamento a todos os candidatos; com acompanhamento de instituições nacionais que tradicionalmente defendem a democracia;

¿b) Que os veículos de comunicação que nos caluniam cedam o mesmo espaço para que a população possa conhecer a verdade dos fatos.

¿Minha luta não cessará diante da ganância e do ódio dos inimigos do povo. Conto com Deus, com as orações de todos e com a força do povo brasileiro para enfrentar esse momento.¿

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2006.